Clínica oferece tratamento respiratório pós-covid-19

Atendimento no curso de Fisioterapia da UNAMA - Universidade da Amazônia, em Belém, tem reabilitação pulmonar para que o paciente possa retomar atividades diárias

seg, 12/04/2021 - 15:09
UNAMA/Divulgação UNAMA atende pacientes pós-covid no campus Alcindo Cacela UNAMA/Divulgação

A UNAMA - Universidade da Amazônia está oferecendo tratamento de fisioterapia para pacientes em recuperação da covid-19. O programa do curso de Fisioterapia tem o objetivo de atuar diretamente na melhora da função respiratória, utilizando técnicas da fisioterapia respiratória e motora, possibilitando o retorno dos paientes às suas atividades diárias.

Segundo Daniela Teixeira, coordenadora do curso de Fisioterapia da UNAMA, mesmo que em sua forma leve, grande parte dos pacientes apresenta alterações pulmonares com formas restritivas. Ou seja, eles apresentam redução no volume e na capacidade pulmonar, além da presença de fraqueza muscular respiratória.

O agendamento pode ser realizado na recepção da Clínica-Escola da UNAMA, no campus Alcindo Cacela, ou pelo número 4009-3069. O atendimento é das 13 às 18 horas e o tempo de uma sessão dura em torno de 30 a 40 minutos. 

“Podem buscar esse atendimento a comunidade interna e externa, basta que o paciente traga um exame complementar ou encaminhamento médico. Ele será avaliado por um profissional especialista e esse profissional fará o plano de melhorias, indicando quantas vezes na semana o paciente deverá ser atendido”, informa Daniela.

 “A clínica dispõe de um laboratório especifico para o atendimento de reabilitação pulmonar, com macas e aparelhos da fisioterapia respiratória e uma esteira para que possam ser realizados exercícios de reabilitação. Os alunos que têm participado desse projeto estão no 9º período do curso, são supervisionados por terapeutas especializados e estão na prática do estágio supervisionado de Fisioterapia na atenção respiratória”, explica.

Daniela alerta que o programa de recuperação realizado pela UNAMA é de grande responsabilidade social e cita a necessidade de recuperação dos pacientes para que eles possam voltar às suas atividades. “Essa sequela respiratória é comumente apresentada por pacientes que tiveram covid-19. A reabilitação pulmonar se faz necessária e é de grande importância para que possamos contribuir como forma de responsabilidade com a população”, finaliza.

Por Isabella Cordeiro.

 

COMENTÁRIOS dos leitores