Vitória de Santo Antão recebe dez novos leitos de UTI

Unidades intensivas foram montadas no Hospital João Murilo de Oliveira

por Vitória Silva seg, 12/04/2021 - 15:52
Ascom/Secretaria de Saúde Hospital João Murilo de Oliveira recebeu dez novos leitos de UTI Ascom/Secretaria de Saúde

Em Vitória de Santo Antão, no Agreste de Pernambuco, o Hospital João Murilo de Oliveira é a unidade médica mais recente a receber dez novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na cidade. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (12) pela prefeitura municipal. A chegada dos leitos foi esperada, após o pronunciamento do governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), na primeira semana de abril.

As novas unidades intensivas chegam por meio da parceria entre a Secretaria de Saúde do Estado e a Prefeitura da Vitória de Santo Antão, que cedeu profissionais para fazerem ajustes estruturais e organizar o novo espaço para receber os pacientes.

“Temos um quantitativo pequeno de funcionários e a prefeitura enviou pessoas para organizar o espaço que tínhamos sobrando na unidade. Foi um local aprimorado para receber esses leitos, já que o hospital é antigo. Efetivamos essa parceria tanto nas articulações, como na mão de obra para carregar equipamentos, fazer retoques estruturais, entre outros. Agora, temos 20 leitos de UTI no total”, destacou Roberta Câmara, diretora da unidade hospitalar.

No dia 9 de março, duas unidades de saúde do município chegaram a registrar 100% de ocupação nas enfermarias para pacientes da Covid-19.  A lotação total foi registrada no Centro Hospitalar Santa Maria e no Hospital João Murilo de Oliveira. Já na Apami, 90% das enfermarias para pacientes Covid estavam ocupadas. A situação se repetiu nas UTIs e, sem espaço para criação de novos leitos, a gestão sugeriu reciclar leitos de enfermaria.

Um dia depois do registro, o prefeito Paulo Roberto (MDB) solicitou à diretora-geral do Hospital João Murilo de Oliveira (HJMO) o aumento da capacidade de atendimento na UTI da unidade hospitalar.

Com as adições, o setor de enfermaria foi transferido para outro andar, liberando espaço para receber esses leitos de terapia intensiva, que serão ocupados de acordo com os encaminhamentos geridos pela Central de Regulação de Estado.

“Esse novo reforço é mais uma esperança para evitar o caos, mas se todos se cuidarem, menos pessoas precisarão dos leitos. A nossa parte, estamos fazendo junto com o Governo do Estado, porém, tem que ser um esforço de todos para a gente combater essa pandemia e poder voltar a ter uma vida normal. Estamos à disposição para contribuir com as demais autoridades nessa luta, como sempre estivemos”, destacou Roberto.

Até o domingo (11), a Secretaria de Saúde de Vitória de Santo Antão contabilizou 3.357 confirmações da doença, com 203 mortes ocasionadas pelo novo coronavírus ou complicações trazidas pela Covid-19.

 

COMENTÁRIOS dos leitores