PE: "Nunca houve tanta oferta de leitos", diz André Longo

Após denúncia de superlotação da rede pediátrica, Governo de Pernambuco anunciou a abertura de 20 novos leitos de UTI pediátrica

por Jameson Ramos qui, 13/05/2021 - 19:57
LeiaJá Imagens/Arquivo Secretário reconheceu a superlotação, mas afirmou que isso já era comum no Estado por conta da sazonalidade LeiaJá Imagens/Arquivo

Na última semana, o LeiaJá denunciou que ao menos nove bebês com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) aguardavam por uma vaga de UTI no Hospital Barão de Lucena, Zona Oeste do Recife, por conta da superlotação da rede pediátrica. Nesta quinta-feira (13), o secretário de saúde, André Longo, afirmou que nunca houve uma oferta tão grande de leitos para a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) pediátrica no Estado, como está tendo atualmente. 

"É fato que em alguns momentos, a demanda supera a oferta, como a gente viu nesta semana. Nós estamos atentos a isso", explica. Além disso, Longo reforça que na população usuária do SUS, as aulas que retornaram não impactaram os leitos de terapia intensiva pediátrica e pré-natal. 

O secretário acentua que, na rede pública de Pernambuco, apenas o ensino médio está funcionando, com meninos acima dos 14 anos, que não estão na faixa que interna nos leitos pediátricos. 

"No funcionamento do ensino privado, normalmente as pessoas têm plano de saúde e vão para as UTIs pediátricas do setor privado. Nós não temos como evidência que o impacto (da superlotação das UTIs pediátricas) estejam relacionadas às aulas, nem está diretamente direcionada a Covid", assegura André.

Ele avalia que esta superlotação das UTIs pediátricas se dá, além do novo coronavírus, por conta de outros vírus que estão circulando - inclusive a influenza - que está com a campanha de imunização em funcionamento no Estado e com procura baixa.

Na tentativa de desafogar um pouco a superlotação da rede pediátrica e neonatal, o Governo de Pernambuco afirma que o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP) vai abrir 10 novos leitos de UTI, voltados para o público infantil e neonatal.

Já na próxima segunda-feira (17), a UTI pediátrica do Hospital Santa Maria, em Araripina, Sertão de Pernambuco, deve ter novos 10 leitos inaugurados. 

Além disso, 34 novos leitos na Unidade Pernambucana de Atenção Especializada (UPAE) de Goiânia, sendo 10 leitos de UTI, serão inaugurados pela Secretaria Estadual de Saúde. No Hospital Regional de Ouricuri, Sertão pernambucano, terá o novo serviço de hemodiálise inaugurado também na próxima semana.

COMENTÁRIOS dos leitores