Polícia indicia homem por incitação ao racismo em Goiás

No dia 1º de maio, dois homens se vestiram em alusão à organização supremacista Ku Klux Klan e exibiram cartazes com as frases "Deus, perdoe os torturadores" e "Direita com Bolsonaro"

sab, 15/05/2021 - 12:53
Divulgação/Polícia Civil Segundo a polícia, o outro fantasiado é uma pessoa que vive em situação de rua Divulgação/Polícia Civil

A Polícia Civil identificou os dois homens que se vestiram semelhantes aos membros da organização supremacista branca Ku Klux Klan durante ato em apoio ao presidente Jair Bolsonaro realizado no dia 1º de maio na cidade de Goiás-GO. O mentor foi indiciado por apologia criminosa e incitação ao racismo. 

A dupla carregava um cartaz com a frase "Deus, perdoe os torturadores". Um cartaz menor dizia "Nosso Brasil pertence ao senhor Jesus" e "Direita com Bolsonaro".

As investigações apontaram que um dos investigados contratou o outro, que vive em situação de rua e estava alcoolizado na ocasião.

De acordo com as apurações da polícia, o mentor confeccionou a faixa, providenciou o traje branco e determinou o percurso. As vestes também fazem referência às usadas na Semana Santa na Procissão do Fogaréu.

A Organização Vilaboense de Artes e Tradições (Ovat), que realiza o evento religioso, disse não ter participação no ato. "Em detrimento da repercussão negativa que isso ensejou, tomaremos todas as medidas cabíveis junto às autoridades competentes: MP, Polícia Civil, MPF, Polícia Federal e OAB, e a estas nos colocamos à disposição naquilo que for necessário para averiguar a autoria deste fato", afirmou na ocasião. A prefeitura de Goiás também repudiou o ato.

COMENTÁRIOS dos leitores