Confira dicas de cuidados em casa durante o isolamento

Ministério da Saúde aponta que 70% dos acidentes ocorrem no ambiente domiciliar

por Jennifer Buarque sab, 22/05/2021 - 12:52
Pixabay Crianças estão passando mais tempo em casa durante a pandemia Pixabay

Com a pandemia do novo coronavírus as pessoas estão passando mais tempo em casa. Segundo o Ministério da Educação, 70% dos acidentes ocorrem dentro de casa e crianças e idosos são as principais vítimas. Outro dado mostra que quedas poderiam ser evitadas através de cuidados e adaptações nos ambientes domiciliares. Confira as dicas que o Home Center da Ferreira Costa trouxe para diminuir acidentes domésticos:

1) O ambiente deve ser mais favorável para crianças e idosos. Utilizar redes e grades nas janelas, guardar objetos pontiagudos, deixar produtos de limpezas e remédios fora do alcance de crianças e tomar cuidado com as estantes, onde crianças podem subir e cair, são algumas medidas que tornam o espaço mais seguro. 

2) Tapetes e mesas de centro devem ficar próximas de paredes e tapetes podem ganhar fixadores de silicone nas pontas, assim evita que os idosos se machuquem. 

3) Acessibilidade nos banheiros vai além de uma barra de apoio. Um box mais amplo que englobe o vaso, divisão entre o assento e a área de chuveiro por portas de vidros com dobradiças, fazem parte do conjunto de medidas acessíveis. 

4) Cuidados com o piso devem ser tomados. Pisos antiderrapantes e portas de correr(como de acesso a sacadas e varandas) embutidos no piso, evitam quedas.

5) Nos quartos a utilize camas mais baixas. O ideal é que sentado, os pés encostem no chão e a perna forma um ângulo de 90º.

Todos os ambientes devem ser o mais arejado é livre possível. 

6) Utilizar das luzes para trabalhar com a temperatura é uma boa solução. Entre o neutro e o mais amarelado, traz a sensação de ambiente aconchegante. Balizadores também podem ser implantados. São luzes que fixação na parede, como pequenas luminárias, ajudam a iluminar o corredor de um cômodo para o outro. 

Essas são algumas dicas que você pode adotar em casa para diminuir o risco de acidentes, principalmente com crianças e idosos. Nesse período de pandemia evite ao máximo sair e aproveite o conforto de casa com segurança.

 

COMENTÁRIOS dos leitores