Tripulante de navio atracado no Recife morre por Covid-19

Outros dois trabalhadores do cargueiro Shoveler foram diagnosticados com a variante Delta e o Governo do Estado pede apoio do Ministério da Saúde para controlar a transmissão em Pernambuco

por Victor Gouveia seg, 19/07/2021 - 09:41
Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo Entrada do Porto do Recife, área Central da capital Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo

Um dos tripulantes do navio cargueiro Shoveler, ancorado no Porto do Recife desde o dia 30 de junho, morreu de Covid-19 nesse domingo (18). Aos 50 anos, a vítima é de origem filipina e lutava contra a doença na UTI de um hospital particular da capital desde 1º de julho. A embarcação segue atracada com a confirmação de outros três contaminados.

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) confirmou o óbito e viabiliza a cremação segura do corpo junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e à empresa responsável pelo navio de bandeira do Chipre, na Europa.

Outros dois profissionais da embarcação, de 25 e 48 anos, foram diagnosticados com a variante Delta, originária da Índia. Ambos estão em leitos de enfermaria e apresentam quadro estável, informa a SES, que também identificou a doença em outro profissional, posto em isolamento no próprio navio.

Uma testagem ampla foi realizada com os demais tripulantes na quinta (15) e sexta-feira (16). Todas as 15 amostras colhidas deram resultado negativo para a Covid-19.

Após a confirmação da variante no navio, o Governo do Estado solicitou ao Ministério da Saúde o envio de mais 420 mil doses de vacinas contra a Covid-19 e 840 mil testes de antígeno para controlar a transmissão em território pernambucano.

A embarcação aguarda liberação da Anvisa para seguir destino ao Porto de Paranaguá, no Paraná.

COMENTÁRIOS dos leitores