Broca de dentista se solta e para no pulmão de paciente

O caso aconteceu em uma clínica pública de Lajes, no Rio Grande do Norte

por Jameson Ramos ter, 24/08/2021 - 19:34
Reprodução Mulher está com uma broca no seu pulmão desde o dia 26 de agosto Reprodução

Uma mulher, identificada como Iolanda Mariano de Melo Simplício, de 55 anos, engoliu uma broca odontológica depois de passar por um procedimento e agora luta por uma cirurgia para retirar o objeto que está preso em seu pulmão. O caso aconteceu no dia 26 de julho, em uma clínica pública de Lajes, no Rio Grande do Norte. 

Rohnhalyson Mariano, filho de Iolanda, disse nas redes sociais que os familiares não podem mais esperar "a boa vontade" da Prefeitura de Lajes, tendo em vista que já se passaram quase um mês desde o incidente, mas sua mãe ainda aguarda pela cirurgia para retirar a broca. 

"Por quanto tempo minha mãe vai ter que esperar mais? Será que se fosse com a mãe de um deles seria do mesmo jeito? Tento rir para não chorar, mas só Deus sabe o que sinto", escreveu o jovem.

A Prefeitura de Lajes publicou uma nota de esclarecimento, afirmando que a paciente engoliu a broca acidentalmente enquanto passava por um procedimento nos dentes. A Secretaria de Saúde garante que, assim que teve conhecimento do ocorrido, demitiu o profissional que fez o atendimento e encaminhou Iolanda para a realização de exames.

Ela teve sua primeira consulta no dia dois de agosto no Hospital Universitário Onofre Lopes, que agendou a cirurgia para o dia 11 de agosto. Contudo, a cirurgia não foi feita por conta da quebra do equipamento do hospital, que remarcou o procedimento para a semana seguinte. No entanto, a máquina continuou quebrada e a cirurgia voltou a não acontecer.

"A Secretaria de Saúde, que tem acompanhado diretamente o caso junto à família e à rede pública responsável desde o ocorrido em julho, cobrou ao Onofre Lopes um posicionamento. Não tendo recebido previsão de conserto do equipamento e viabilização da cirurgia por parte do Hospital, a Prefeitura buscou orçamentos particulares para a realização do procedimento o quanto antes", revelou a Secretaria de Saúde de Lajes.

A pasta assegura que está realizando "os processos necessários para marcar a cirurgia de retirada da broca da paciente". Além disso, a prefeitura "se solidariza à aflição da família e esclarece à população que tudo o que está ao alcance está sendo feito".

Embed:

COMENTÁRIOS dos leitores