Veja os danos que a exposição na internet podem causar

Segundo psicóloga, muitos jovens buscam resumir a jornada profissional pela internet

por Alfredo Carvalho seg, 06/09/2021 - 19:17
Pixabay/Gerd Altmann Pixabay/Gerd Altmann

Na semana passada muitos veículos jornalísticos retrataram a história da jovem Lara da Silva, que em 2015 protagonizou o meme "Já acabou Jéssica", durante uma briga em sua escola. Após viralizar na internet, a exposição a internet impactou a vida da estudante, que desenvolveu quadros de depressão e se tornou alvo de bullying por anos.  Graças à Internet, um pequeno ocorrido é capaz de tornar uma pessoa nacionalmente ou mundialmente famosa, mas nem todos estão preparados para lidar com essa exposição. 

 Segundo a psicóloga clínica e comportamental, Osmarina Vyel esse tipo de situação, pode se tornar incontrolável. "O mundo ideal é que as pessoas cuidem para não expor nada que possa lhe deixar em desconforto, algo que ela mesma não tem controle emocional para lidar, caso caia em mãos maldosas", aconselha.

 Osmarina lembra que devido a facilidades de interações, muitas pessoas realizam suas exposições de maneiras mais discretas. "Isso não impedirá que venha à tona de forma distorcida, mas pelo menos a pessoa envolvida se sentirá mais protegida. Isso ajudará a não se desestabilizar gravemente, seja no aspecto emocional ou profissional", destaca. 

 Além dos casos que ocorrem por acidente, muitas pessoas também buscam na internet uma chance de ficarem "famosos", mas sem pensar nas consequências que uma possível "fama" pode trazer.  "Quando falamos de jornada profissional ela precisa ser construída aos poucos e é muito importante ter alguém mais velho e conhecedor desse universo para dar orientação", recomenda Osmarina.

 A psicóloga conta que atende vários casos de jovens que se expõem na internet, ficam decepcionados com o resultado e, ao crescerem, se arrependem por terem agido por impulso. "Noto que os jovens não querem ocupar seu tempo com coisas mais demoradas ou que requer planos mais elaborados, por achar que vão ter sucesso no mundo virtual. Acabam por perder suas identidades, pois começam a copiar os supostos famosos virtuais", relata. 

 De maneira geral, Osmarina recomenda planejar todo e qualquer tipo de publicação e sempre fazer sob a mentoria de alguém experiente. "Principalmente, estar emocionalmente amadurecido para lidar com os infortúnios que podem surgir de forma cruel. Procurem preservar o que de fato julga importante para si, nem tudo deve ser exposto", finaliza. 

Viralizar na internet de maneira acidental é algo que se tornou comum na última década, nem todos os casos geraram episódios tristes como os de Lara, como por exemplo, o famoso meme "para a nossa alegria", de 2012, que popularizou a família que cantava uma música religiosa.Relembre: https://www.youtube.com/watch?v=K02Cxo3fAC8

 

COMENTÁRIOS dos leitores