NASA descobre possível exoplaneta fora da Via Láctea

Corpo celeste está localizado na galáxia Messier 51 a 28 milhões de anos-luz de distância da Terra

por Rafael Sales qua, 27/10/2021 - 21:58
Pixabay/Free Photos Pixabay/Free Photos

Em comunicado oficial divulgado nesta semana, a Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (NASA) anunciou que cientistas detectaram sinais de um exoplaneta na órbita de uma estrela fora da Via Láctea. Esta pode ser a primeira evidência na história de um planeta fora da nossa galáxia. A descoberta foi realizada pelo telescópio de raios-x conhecido como Chandra, que está na órbita da Terra, a 105 km de altitude.

Vale lembrar que, para ser considerado exoplaneta, o corpo celeste precisa estar na órbita de outra estrela que não seja o sol, e este é o caso, já que  ele está localizado na galáxia espiral Messier 51 (M51). Até o momento, todos os exoplanetas que haviam sido descobertos estavam dentro da Via Láctea, a cerca de três mil anos-luz da Terra, já este, tem distância de aproximadamente 28 milhões de anos-luz.

A observação pôde ser realizada por meio da queda de brilho de raios-x, que normalmente são emitidos por estrelas de nêutron ou por um buraco negro, e assim, a partir do momento que um corpo celeste passa entre o telescópio e os emissores, a queda do registro de raios-x leva a acreditar que apenas um exoplaneta pode ser o responsável, já que cometas e meteoros não orbitam em volta de estrelas.

De acordo com a professora de astronomia do Centro de Astrofísica de Harvard e uma das responsáveis pela pesquisa na agência norte-americana, Rosanne Di Stefano, toda a corporação está em estudo e em busca de outros mundos, procurando candidatos e possíveis planetas seguindo as possibilidades de ondas raios-x, que permitem descobrir diversos corpos celestes em outras galáxias, além da nossa.