Ômicron está presente em 20 países

Cepa mutante foi registrada pela primeira vez em 24 de novembro e parece ser mais contagiosa que as anteriores

por Rafael Sales ter, 30/11/2021 - 21:35
Pixabay/Matthew Afflecat Pixabay/Matthew Afflecat

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a variante derivada da Covid-19 conhecida como Ômicron, já está presente em quase 20 países, incluindo o Brasil. Apesar de ter sido registrada pela primeira vez em 24 de novembro, na África do Sul, a nova cepa tem características relacionadas à maior capacidade de transmissão, e por conta disso, está se propagando em alta velocidade por quase todos os continentes.

Ao todo, estas são as regiões que as autoridades sanitárias locais já detectaram o Ômicron: África do Sul, Alemanha, Austrália, Bélgica, Botsuana, Canadá, Dinamarca, Escócia, Espanha, França, Holanda, Hong Kong, Inglaterra, Israel, Itália, Japão, Portugal, República Tcheca, Suécia e hoje Brasil, que teve casos confirmados hoje. 

Vale lembrar que existe todo um processo para confirmar que uma infecção se dá pela variante Ômicron. Inicialmente, o paciente passa pelo diagnóstico de testes moleculares, conhecido como RT PCR, e após a identificação da amostra positiva, os responsáveis pela pesquisa realizam um sequenciamento genômico. Só assim é possível registrar qual cepa mutante a infecção se trata.

 

 

COMENTÁRIOS dos leitores