Variante Ômicron ainda não foi detectada em Pernambuco

Estudo mostra que a linhagem Delta e suas sublinhagens continuam sendo predominantes no Estado

por Jameson Ramos ter, 30/11/2021 - 15:01
Miva Filho/Divulgação/SES-PE Sequenciamento foi realizado pelo Instituto Aggeu Magalhães Miva Filho/Divulgação/SES-PE

Um novo sequenciamento genético realizado pelo Instituto Aggeu Magalhães em pacientes que testaram positivo para a Covid-19 revela que a variante Ômicron ainda não foi detectada em Pernambuco. O estudo mostra que a linhagem Delta e suas sublinhagens continuam sendo predominantes no Estado.

Dos 42 genomas com qualidade para análise, 41 (97,6%) eram de pessoas infectadas com a variante Delta. Apenas um (2,4%) foi identificado como da linhagem da variante Gamma. As amostras foram coletadas entre outubro e início de novembro deste ano.

O secretário Estadual de Saúde, André Longo, afirma que Pernambuco está atento a entrada de novas variantes do SARS-Cov-2 e, para isso, tem realizado uma força-tarefa para monitorar a circulação das variantes no Estado. 

"Os cuidados para evitar a circulação de novas cepas devem continuar. O uso correto de máscara, a higienização das mãos, o distanciamento social e, principalmente, a vacinação, com o esquema de duas doses e a dose de reforço, são essenciais para o enfrentamento à Covid-19", pontua Longo.

Sobre a Ômicron

Na segunda-feira (29), a  Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou que a nova variante ômicron representa um "risco muito elevado" para o planeta. Além disso, a OMS advertiu  que há  muitas incógnitas sobre esta variante, especialmente sobre o perigo real que representa para a população mundial.

LeiaJá também

-> Atuais vacinas podem ser ineficazes contra ômicron

-> Pfizer e J&J trabalham em vacinas contra a ômicron

-> OMS pede resposta racional à variante ômicron da Covid-19

COMENTÁRIOS dos leitores