Brasil é 6° país com maior vazamento de dados em 2021

No topo da lista estão Estados Unidos, Irã e Índia

por Rafael Sales seg, 20/12/2021 - 22:41
Pixabay/Gerd Altmann Pixabay/Gerd Altmann

De acordo com os dados publicados pela empresa de tecnologia holandesa conhecida como Surfshark, o Brasil é o sexto país no mundo com maior índice de vazamento de dados. Um dos acontecimentos que refletem esta taxa foi o ataque hacker ao sistema do Ministério da Saúde no início deste mês, que até agora vem impossibilitando a coleta dos números exatos relacionados a mortes por Covid-19 e a vacinação no país.

De acordo com especialistas brasileiros em criminologia digital, a recuperação completa dos sistemas em relação ao ataque hacker pode demorar, já que se trata de um processo longo e complexo. Vale lembrar que nenhum sistema é 100% seguro, e este acontecimento em questão se deu justamente por uma fragilidade sobre a qual  os hackers já estavam cientes.

Em termos mundiais, os números da Surfshark revelam que há uma necessidade quanto à cibersegurança, já que na comparação de 2020 para 2021 houve crescimento de 3,4% em vazamentos de dados. Os países com maior índice de contas atingidas são: Estados Unidos (212 milhões); Irã (156 milhões); Índia (86 milhões); Rússia (26 milhões); França (24 milhões); e Brasil (24 milhões).

 

 

COMENTÁRIOS dos leitores