Influenza está sendo pior que 1ª onda da Covid-19 em PE

Afirmação foi feita pelo secretário estadual de Saúde, André Longo

por Jameson Ramos qui, 06/01/2022 - 20:15
Divulgação/SES-Pernambuco Leito sendo acompanhado por profissional de saúde em Pernambuco Divulgação/SES-Pernambuco

O secretário estadual de Saúde, André Longo, confirmou durante coletiva de imprensa nesta quinta-feira (6), que a situação provocada pela influenza em Pernambuco é pior do que a 1ª onda da Covid-19 em 2020. 

Nas últimas três semanas, a positividade geral dos casos de Covid-19 em Pernambuco tem oscilado entre 2% e 4%. Por outro lado, a positividade de influenza está em 58%. Esse aumento da circulação da influenza tem impactado diretamente nas solicitações por leitos e no adoecimento da população, principalmente os idosos.

"Na última semana epidemiológica de 2021, tivemos uma aceleração epidêmica muito forte. Uma aceleração que, em 15 dias, dobrou o registro de casos de Srag e triplicou as solicitações de leitos", diz Longo.

Ao todo, foram 939 notificações de casos de Srag na última semana epidemiológica de 2021 – crescimento de 59% em uma semana e de 156% em 15 dias. Já na Central de Regulação, foram 797 solicitações por leitos de UTI, um aumento de 80% em comparação à SE 51 e de 204% em 15 dias.

De acordo com os dados de internação, no momento, 64% dos leitos para casos respiratórios na rede pública, (seja de UTI, seja de enfermaria) estão ocupados com pacientes com mais de 60 anos. Para se ter uma ideia, 67% dos casos de Srag por influenza estão nessa faixa etária, assim como 60% dos óbitos. 

Por outro lado, quando se analisam os casos totais por influenza A (H3N2), entre leves e graves, mais de 65% são na população entre 20 e 49 anos.

"É importante destacar que este cenário de forte aceleração epidêmica está relacionado ao fato de termos baixado a guarda. No final do ano e nestes primeiros dias de 2022, estamos vendo as pessoas, principalmente os mais jovens, se expondo muito mais. E o mais grave: sem a proteção mínima", pontua o secretário de Saúde.

COMENTÁRIOS dos leitores