Fiscalização interdita oito academias clandestinas em PE

Operação Intensiva Agreste percorreu 15 municípios da região

por Camilla Dantas sex, 14/01/2022 - 18:39
Divulgação Ao todo, 82 estabelecimentos foram visitados Divulgação

O Conselho Regional de Educação Física da 12ª Região (CREF12/PE) fez uma operação de fiscalização no Agreste e Mata Sul de Pernambuco, resultando em oito academias clandestinas interditadas. Ao todo, três equipes percorreram mais de 15 municípios e visitaram um total de 82 estabelecimentos entre a segunda-feira (10) e a sexta-feira (14).  

A operação percorreu as cidades de Caruaru, Altinho, Agrestina, Camocim de São Félix, Bonito, Barra de Guabiraba, Vitória de Santo Antão, Taquaritinga do Norte, Brejo da Madre de Deus, Bezerros, Vertente, Sairé, Cupira, Cumaru e São Caitano. Foram 111 pessoas fiscalizadas, sendo 13  notificadas por execício ilegal da profissão. A equipe identificou 15 academias funcionando sem a presença de um profissional de educação física, com isso tiveram suas atividades suspensas. Além das suspensões, oito espaços clandestinos foram interditados pelos fiscais.

A vice-presidente do CREF12/PE, Nillúzia Arruda, acompanhou a ação da equipe de Fiscalização e ressaltou a importância da sociedade em observar se os profissionais são habilitados.  “O Conselho tem o papel de garantir que a sociedade seja atendida por profissionais de educação física devidamente habilitados e registrados pelo conselho. É importante que todos possam estar vigilantes aos riscos. Por isso não deixem de denunciar caso saibam de algo suspeito relativo a leigos ou espaços clandestinos,” destacou.

Já o professor Lúcio Beltrão, presidente do  CREF12/PE, destacou quais são as normas exigidas pelo conselho. “Os estabelecimentos precisam estar com o Certificado de Registro de Pessoa Jurídica atualizado e colocado em local bem visível para que todos possam olhar e conferir. É obrigatório ainda a presença do profissional de educação física regular junto ao CREF em qualquer horário que a academia ou similar esteja aberta. Sem isso, a academia será interditada, pois o risco à saúde e à vida da população é gigante. Defendemos a sociedade, e por isso, estimulamos a prática regular de exercícios físicos com orientação profissional para evitar lesões e até mesmo a morte”. Qualquer cidadão pode fazer uma denúncia anônima do exercício ilegal da profissão ou de espaços de prática da educação física clandestinos. A denúncia é feito pelo Telefone/WhatsApp (81) 9 8877 6678, pelo e-mail fiscalizacao@cref12.org.br.

COMENTÁRIOS dos leitores