CREMEPE pede que festas de Carnaval sejam proibidas em PE

Para o conselho, não faz sentido a permanência da realização de festas privadas que podem piorar o cenário pandêmico do Estado

por Jameson Ramos seg, 31/01/2022 - 18:25
Chico Peixoto/LeiaJá Imagens/Arquivo A entidade aponta que os testes para COVID-19 que estão sendo utilizados para permitir esses tipos de aglomerações Chico Peixoto/LeiaJá Imagens/Arquivo

O Conselho Regional de Medicina do Estado de Pernambuco (CREMEPE) divulgou uma nota nesta segunda-feira (31), recomendando que o governo estadual proiba festas, reuniões, cerimônias e formaturas como forma de "demonstrar coerência" neste momento do enfrentamento da Covid-19.

O presidente do CREMEPE, Maurício Matos, detalha que a situação do sistema de saúde atual é de sobrecarga, com profissionais adoecendo - o que leva a um retardo ainda maior do atendimento das pessoas que estão lotando os hospitais.

"É uma incongruência, uma insensatez que atividades que não são essenciais como as festas, as prévias de Carnaval, elas não têm sentido de acontecer", diz Maurício.

O presidente alerta que a variante da Covid-19 Ômicron é muito mais contagiosa e transmissível e a vacina não consegue deter completamente a corrente de infecção.

"A vacina diminui os casos graves, diminui muito os óbitos, mas permite que as pessoas adoeçam, ou sejam,portadores assintomáticos da doença.

Isso é algo que é constatado tanto aqui como em qualquer lugar do mundo, tanto que o combate à ômicron em diversos países têm uma quarta dose, como Israel. Na tentativa de gerar maior defesa para as pessoas com a quarta dose da vacina contra a Covid-19", assevera Maurício Matos.

O CREMEPE ressalta a necessidade da população compreender o momento que estamos vivendo e evitar participar de tais eventos, já largamente evidenciados como responsáveis por um alto risco de se disseminar a doença, mesmo com a exigência de comprovante de vacinação e testagem prévia dos participantes.

A entidade aponta que os testes para COVID-19 que estão sendo utilizados para permitir esses tipos de aglomerações deveriam ser destinados exclusivamente para o diagnóstico de pacientes com sintomas ou internados e não em pessoas assintomáticas para permitir acesso a eventos privados, conforme apontou recentemente a OPAS.

O presidente Maurício destaca que, mesmo com a exigência do teste negativo para a Covid-19, ainda existe a possibilidade de parte do público apresentar o que se chama de falso negativo. “Especialmente se for o teste rápido. Nada impede que você tendo as três doses da vacina, faça o teste horas antes da festa, pode estar com o vírus e contaminar outras pessoas, essas pessoas vão para as suas residências, contaminam outras pessoas e a gente fica no ciclo sem fim, aumentando mais casos e aumentando a possibilidade de outras variantes”.

Na sua recomendação, o CREMEPE assevera que há necessidade de que mais medidas sejam tomadas para reduzir a alta transmissibilidade da variante Ômicron em nosso Estado, diminuindo a superlotação de pacientes existentes nas emergências, UPAS e policlínicas.

Plano de convivência atual Há duas semanas, o Governo de Pernambuco anunciou uma redução no limite de pessoas em festas e encontros corporativos: 1000 pessoas em espaços fechados e até 3 mil pessoas em locais abertos, o que inclui estádios de futebol. Também foi anunciado a ampliação da cobrança do "passaporte da vacina" para bares, restaurantes e outros locais de atendimento ao público.

Número de casos Pernambuco registra 698.267 casos confirmados do novo coronavírus, sendo 56.027 graves e 642.240 leves. Além disso, o Estado totaliza 20.643 mortes pela doença.

COMENTÁRIOS dos leitores