Mulher se apresenta como mãe de bebê encontrada em lixeira

Maternidade foi negada pelo Conselho Tutelar. Interessada, segundo relatos de parentes, perdeu um filho recentemente e apresenta sinais de confusão mental

seg, 14/02/2022 - 17:28
Reprodução/WhatsApp Bebê que foi deixada no lixo recebe cuidados médicos em maternidade Reprodução/WhatsApp

Uma mulher de 32 anos se apresentou, na manhã desta segunda-feira (14), como a mãe da menina recém-nascida encontrada em um cesto de lixo, ainda com o cordão umbilical, no Cabo de Santo Agostinho, nesse domingo (13). A mulher, que não foi identificada, compareceu à maternidade onde a criança segue sob cuidados médicos. No entanto, o conselheiro tutelar que assessora o caso negou que a interessada seja a verdadeira mãe.

“Não é a mãe. É uma pessoa que, pelo pouco que falamos com ela na maternidade, tem problemas psicológicos. Disse que tinha 19 filhos, depois disse que tinha apenas um. Falamos com a promotora, que mandou a Polícia Civil até lá, mas acabaram nem fazendo nada, porque a mulher estava claramente em confusão mental. Aparentemente, ela perdeu um filho recentemente”, explicou o conselheiro Luciano Luiz da Silva, em contato com o LeiaJá.

Até o momento, nenhum familiar da criança compareceu à unidade para dar suporte. A verdadeira mãe também não foi identificada. A bebê segue internada e deverá seguir para o Recanto da Criança após receber alta. 

A mulher foi levada até a delegacia, junto com a equipe do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), onde parentes foram ouvidos e confirmaram suspeitas sobre o seu estado de saúde mental. O conselheiro também informou que ela chegou a afirmar que havia removido a placenta na unidade de saúde para onde a recém-nascida foi socorrida.

Porém, ao checarem as informações no hospital, não foi encontrado prontuário médico, afirmou o conselheiro. "Ela não deu entrada aqui [na maternidade], não tem nada dela aqui. E ela é de Jaboatão dos Guararapes", declarou Silva.

A recém-nascida foi encontrada pelo mecânico Luiz Paulo Silva Santos, de 35 anos, no Loteamento Enseada dos Corais, no Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife, no domingo (13). Ele estava indo pescar, quando ouviu o choro e localizou a bebê, socorrida inicialmente para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município.

A menina, depois, foi transferida para o Hospital Infantil do Cabo e, posteriormente, para a Maternidade Padre Geraldo Leite Bastos, em Ponte dos Carvalhos. A Polícia Civil está investigando o caso.

COMENTÁRIOS dos leitores