Confira ONG’s que ajudam na causa contra o câncer infantil

A cada ano, cerca de 8 mil novos casos de câncer infanto-juvenis são diagnosticados no Brasil, segundo Inca

por ter, 15/02/2022 - 21:49
Pexels/Anna Shvets Pexels/Anna Shvets

Hoje (15) é dia Nacional  e Combate contra o Câncer Infantil.  O Instituto Nacional de Câncer (Inca) avalia que entre os anos de 2020/2022, sejam diagnosticados no Brasil, 8.460 novos casos de câncer infanto-juvenis.

Mas com o auxílio do crescimento no tratamento nas últimas décadas, neste tempo mais de 84% das crianças com câncer sobrevivem cinco ou mais anos. Mundialmente, esse é um aumento importante desde meados da década de 1970, quando a taxa de permanência em cinco anos era de apenas 58%, entretanto, essas taxas variam com o tipo de câncer e outros fatores. 

Para superar esse desafio para crianças e famílias, muitas instituiçoes oferecem apoio em diferentes âmbitos. A seguir, confira a lista de sete ONGs que ajudam na causa contra o câncer infantil em São Paulo:  

ABRACC - É uma Associação Humanitária, sem fins lucrativos, que tem como objetivo aliviar a dor, das crianças e adolescentes com câncer, em situação de vulnerabilidade social. Oferecendo conforto, tratamento e apoio na alimentação. Com doações de leites especiais, cestas básicas, medicamentos, brinquedos, fraldas descartáveis e equipamentos hospitalares. Além do apoio psicológico, assistência jurídica e funerária e campanha de sensibilização da opinião pública sobre as formas de prevenção. Com o diagnóstico precoce, a qualidade de vida e o tratamento adequado, costumam ser curados em 70% dos casos. 

GRAACCÉ uma associação filantrópica com a missão de garantir, dentro do avançado padrão científico, o direito de alcançar todas as chances de cura e atua com respeito às leis e repudia práticas antiéticas. Sua visão é ser reconhecido como centro de referência sustentável de ensino, pesquisa, diagnóstico e tratamento do câncer infanto-juvenil de baixa renda, promovendo assistência à saúde. O objetivo é ser viável ao cumprimento da lei, valores organizacionais, padrões éticos, garantir um bom ambiente de controles internos e uma gestão adequada dos riscos. 

Casa Hope - É uma instituição filantrópica fundada por Cláudia Bonfiglioli e Patrícia Thompson que oferece apoio biopsicossocial e educacional às crianças e adolescentes portadores de câncer e transplantados de medula óssea, fígado e rins, juntamente com seus acompanhantes. Durante esse período, a instituição oferece moradia, alimentação, transporte para hospitais e aeroportos, assistência social e psicológica, medicamentos, escolarização, terapia ocupacional, cursos de capacitação profissional, recreação dirigida e passeios culturais. Seus princípios são manutenção de ambiente domiciliar, garantir as condições adequadas de subsistência durante o tratamento, melhor aderência aos tratamentos.  

GPaci - É uma associação de direito privado, sem fins econômicos, de caráter filantrópico, assistencial, organizacional, cultural e educacional, sem cunho político ou partidário, com a finalidade de atender a todos. Eles ajudam porque as doações e prestações de serviços em diversas modalidades são básicas para que o hospital do GPACI funcione regularmente e com condições de acolhimento. Os recursos advindos dos atendimentos do SUS são insuficientes para a manutenção da corporação. 

Casa Ninho - É o lar de tratamento contra o câncer. Há regras e tarefas definidas em cada dia da semana. Todas as famílias colaboram com a organização da Casa, que oferece limpeza, refeições, ajuda na dinâmica de cooperação e as crianças para brincar, participar de programas culturais e aprender na escola da Casa.  Cabelegria - Fundada pelas amigas Mariana Robrahn e Mylene Duarte, é uma ONG que arrecada cabelos, confecciona e distribui perucas para pacientes com câncer via Correios e por meio de Bancos de Perucas (itinerante e fixos). Todo o processo é gratuito. Não exigimos comprovação de renda e nenhum tipo de pagamento pelas perucas. Por isso buscam aumentar as doações de perucas para pacientes e expandir o Banco de Perucas para os maiores centros de tratamento oncológico do Brasil. 

Centro Oncológico Guarulhos - O mobiliário, os equipamentos médicos e os acessos foram desenvolvidos para o tratamento e assistência do paciente. O primeiro serviço de radioterapia de Guarulhos, com aquisição de equipamento de primeira linha para realização de radioterapia e Roentgenterapia associado a sistemas de planejamento que permitem a realização de radioterapia convencional, conformacional e IMRT (Radioterapia Modulada). Por meio de programas de coleta seletiva de lixo especial, educação ambiental e combate ao desperdício, trabalha na conscientização e sensibilização dos colaboradores e pacientes para contribuir diariamente com o alinhamento das qualidades e ações que se voltem a redução de consumo de materiais e o correto manuseio do lixo hospitalar, preservando o meio ambiente e dando aproveitamento dos recursos disponíveis.

Por Camily Maciel

 

COMENTÁRIOS dos leitores