Sábado de Carnaval foi de interdições em Olinda

Um bar foi fechado, outro interditado e pessoas acabaram detidas

por Alice Albuquerque dom, 27/02/2022 - 16:27

A noite do sábado (26), no Sítio Histórico de Olinda, foi de bares sendo fechados, interditados e pessoas detidas para a delegacia por sair em um bloco de Carnaval sem autorização do governo. As ações da Prefeitura de Olinda foram em cumprimento ao decreto do governo de Pernambuco, que cancelou as festas de Carnaval em todo o estado e proibiu a realização de eventos de qualquer tipo entre os dias 25 de fevereiro e 1º de março. 

A proibição do decreto vale para eventos públicos e privados. Em Olinda, há um decreto que proíbe a realização de apresentações de música ao vivo e a utilização de equipamentos de som mecânico e eletrônico, estendido para o período de Carnaval em toda a área do Sítio Histórico da cidade. 

No entanto, aglomerações foram registradas na cidade alta e a Secretaria de Segurança teve que agir. De acordo com o secretário coronel Pereira Neto, o Bar Distampa, localizado na rua do Amparo, já havia sido interditado no dia anterior, ou seja, na sexta-feira (25), e teve o funcionamento constatado na noite de ontem. Além disso, o Bar funciona com o alvará irregular de mercearia. “O Bar Distampa já havia sido interditado no dia anterior e ontem foi constatada a utilização do funcionamento. Eles estavam usando o estacionamento, as pessoas entravam e eles fechavam a porta. Recebemos a denúncia e eles foram notificados para comparecer amanhã na Secretaria de Controle Urbano”. 

O bar vai ser obrigado a pagar uma multa de R$ 20 mil. “Esse bar não tem alvará de funcionamento, o que ele tem é de mercearia, e estava funcionando como bar, estava irregular e foi feita a interdição. Ele será compelido a fazer a regularização do alvará e receber a notificação das multas, sendo uma delas no valor de R$ 20 mil”, contou o secretário.

A Bodega do Véio, um bar tradicional da cidade que também funciona na Rua do Amparo, foi fechada na noite passada. Neste caso, a justificativa foi evitar aglomeração que já estava se formando. “Eles não estavam utilizando equipamento sonoro, mas como o estabelecimento fica na calçada da rua, gerou aglomeração e achamos melhor mandar fechar o local para as pessoas se disperçarem”. 

Um grupo de pessoas também foi detido e elas foram conduzidas para a delegacia de plantão porque estavam “formando um bloquinho na rua”. “Na Avenida Joaquim Nabuco, no Varadouro, tinha uma troça com instrumentos de percussão. Todas as pessoas foram conduzidas com os instrumentos apreendidos para a delegacia de plantão e foram autuados pelo Art. 268 do Código Penal”, afirmou o coronel.

O artigo mencionado trata sobre a infração de medida sanitária preventiva, com pena de detenção de um mês a um ano, e multa.

COMENTÁRIOS dos leitores