Losartana: farmacêutica recolhe remédio do mercado

Segundo a empresa Sanofi Medley, foram encontradas impurezas no medicamento que podem aumentar o risco de câncer

por qui, 10/03/2022 - 16:13
Flickr/Wir Caetano Flickr/Wir Caetano

A farmacêutica Sanofi Medley anunciou nesta semana o recolhimento de remédios com losartana do mercado. A medida foi tomada após serem encontradas impurezas nos comprimidos que podem causar mutações e aumentar o risco de câncer. Losartana é usada para tratar pressão alta e insuficiência cardíaca, já a hidroclorotiazida é um diurético.

O recolhimento afeta todos os lotes dos seguintes remédios: losartana potássio 50 mg e 100 mg; losartana potássica + hidroclorotiazida 50 mg + 12,5 mg; losartana potássica + hidroclorotiazida 100 mg + 25 mg.

Em comunicado, a Sanofi Medley afirmou que o recolhimento é uma medida preventiva e que não ocorreu apenas no Brasil. “Até o momento, não existem dados para sugerir que o produto que contém a impureza causou uma mudança na frequência ou natureza dos eventos adversos relacionados a cânceres, anomalias congênitas ou distúrbios de fertilidade. Assim, não há risco imediato em relação ao uso dessas medicações contendo losartana”, afirmou a empresa.

A farmacêutica também indicou que a “interrupção abrupta do tratamento” com losartana possui riscos. “O risco para a saúde de descontinuar abruptamente estes medicamentos sem consultar os seus médicos ou sem um tratamento alternativo é maior do que o risco potencial apresentado pela impureza em níveis baixos”, apontou a empresa. 

Por Camily Maciel

 

 

COMENTÁRIOS dos leitores