Fernando de Noronha deixa de exigir exame de Covid-19

A carteira digital de vacinação permanece obrigatória, com pelo menos duas doses da imunização

por Jameson Ramos qua, 13/04/2022 - 13:59
Pixabay Arquipélago de Fernando de Noronha Pixabay

A partir da próxima sexta-feira (15) não será mais exigido o exame negativo de Covid-19 para entrar na Ilha de Fernando de Noronha. No entanto, a carteira digital de vacinação permanece obrigatória, com pelo menos duas doses da imunização. 

Para pessoas com 55 anos ou mais, também será necessária a comprovação da dose de reforço. Uma outra mudança no atual protocolo será a exigência de pelo menos uma dose da vacina para adolescentes de 12 a 17 anos. Crianças até 11 anos não precisam apresentar carteira de vacinação.

“A medida em que houver novos avanços na vacinação contra a Covid no país, passará a ser exigido o esquema vacinal completo também para os menores de 18 anos. É uma proteção a mais, tanto para quem visita, quanto para quem vive em Noronha”, aponta o superintendente em Saúde da ilha, Fernando Magalhães. 

A testagem dos visitantes na saída de Noronha será mantida, porém de forma reduzida. Em vez de 30% dos passageiros sorteados para o exame, agora serão testados 20%.  

“Os avanços da vacinação e a redução dos números da Covid no país nos dão a segurança de flexibilizar um pouco mais o protocolo, mas sem abrir mão da exigência da vacina, assegurando que todos que entram na ilha estejam imunizados e, consequentemente, com um risco menor de contrair a doença”, ressalta o administrador do arquipélago, Guilherme Rocha.

COMENTÁRIOS dos leitores