76% das jovens já receberam fotos de pênis não solicitadas

Estudo britânico consultou meninas de 11 a 18 anos, que relataram terem sido vítimas da prática de 'sexting' sem consentimento

por Vitória Silva qua, 04/05/2022 - 14:47
Unsplash De acordo com o estudo, 7 em cada 10 adolescentes já receberam nudes sem consentimento Unsplash

Um estudo conduzido por pesquisadores britânicos aponta que 76% das adolescentes do Reino Unido já receberam fotos de pênis não solicitadas ou não consentidas. Ou seja, cerca de sete em cada 10 menores já passaram pela situação, que pode ser interpretada como assédio. A consulta foi feita com diferentes grupos de meninas, com idades entre 11 e 18 anos, público alvo da revista científica Sex Roles, onde foi feita a publicação da pesquisa para a edição de maio.  

Durante o levantamento, os pesquisadores realizaram workshops em sete escolas do ensino fundamental no país. As 144 participantes explicaram suas experiências de recebimento e compartilhamento de imagens em diferentes aplicativos de mídia social. A maioria das imagens era de remetentes desconhecidos, no entanto, algumas foram enviadas por colegas em redes sociais e “amigos de amigos”. 

Além das fotos indesejadas, 70% das participantes relataram já terem sido abordadas para o envio de nudes (fotos íntimas) suas, muitas vezes em uma espécie de negociação do conteúdo erótico, em uma situação na qual elas recebiam a foto não consentida e eram solicitadas para enviar uma foto em troca.  

“Nós perguntamos a todos os grupos (de entrevistadas) se elas já receberam nudes não solicitadas de garotos, e descobrimos que 76% das garotas já receberam uma foto de um pênis. Elas afirmam que as fotos foram 'não solicitadas' ou 'não desejadas', mas geralmente não sentiram que poderiam denunciá-las à escola ou à rede social. (...) As respostas das garotas normalmente incluíram variações das seguintes afirmações: 'Denunciar é difícil. Ignorar é melhor. Bloquear é mais fácil, mas pode não funcionar'", escreveram as autoras no estudo. 

Para uma pequena parcela das garotas, as fotos não foram vistas de forma negativa, e receber fotos indesejadas foi classificado como um sinal de desejo. No entanto, ainda que essas adolescentes não tenham se sentido assediadas com o recebimento das imagens, foi possível perceber padrões de sexo e gênero em seus relatos. Quando as meninas foram as solicitantes dos "nudes", houve presença de estigma e vergonha não percebidos quando os solicitantes eram seus colegas homens.

O estudo destacou um problema com o Snapchat – a primeira de muitas das meninas recebendo esses tipos de fotos, quando não havia funções de privacidade ativadas, foi através do aplicativo. O formato do app auxilia o compartilhamento de conteúdo erótico, pois as pessoas podem permanecer anônimas e o conteúdo fica disponível apenas por um curto período de tempo. 

No Reino Unido, fotos não solicitadas da genitália masculina são uma forma de assédio sexual. Em um estudo prévio da plataforma YouGov, promovida pelo governo britânico, 54% das mulheres com idades entre 18 e 24 anos que participaram da pesquisa já receberam uma foto de pênis, e 47% informaram que a imagem não foi solicitada ou consentida. A enquete também revelou que 46% das mulheres jovens adultas receberam essas imagens antes dos 18 anos. 

 

COMENTÁRIOS dos leitores