Vídeo: homem morre sufocado em abordagem da PRF

Nas imagens, Genivaldo de Jesus aparece preso no porta-malas de uma viatura enquanto populares alertam aos policiais que ele morreria pela quantidade de fumaça inalada

qui, 26/05/2022 - 09:14
Reprodução Policias prendem o homem na mala e jogam fumaça dentro do veículo Reprodução

A morte de Genivaldo de Jesus Santos após uma abordagem de policiais rodoviários federais nessa quarta-feira (25), em Umbaúba, no Sul de Sergipe, foi comparada com tortura nas redes sociais. O termo "câmara de gás" foi um dos mais comentados após a repercussão das imagens em que a vítima, de 38 anos, aparece presa no porta-malas de uma viatura enquanto os agentes liberam um tipo de fumaça dentro do espaço confinado.

A abordagem foi acompanhada por populares, que repreenderam a conduta dos policiais enquanto Genivaldo gritava dentro da mala. Na gravação é possível ouvir a advertência de uma das testemunhas: “vai matar o cara ali dentro”. Em outro momento, uma mulher aponta: “pode gravar isso aí, isso aí é) um crime”.

Atenção: imagens fortes

Embed:

De acordo com o sobrinho da vítima, identificado como Wallyson de Jesus, Genivaldo pilotava uma moto quando foi abordado pelos agentes, que encontraram cartelas de medicamento em seu bolso. Ele ficou nervoso e Wallyson teria informado que o tio sofria de transtornos mentais, no entanto, os policiais o algemaram ainda no chão e colocaram na viatura.

Após inalar muita fumaça, ele desmaiou e foi encaminhado pelos agentes ao Hospital José Nailson Moura, onde deu entrada ainda desacordado. O óbito foi confirmado na unidade de saúde.







O corpo foi levado ao Instituto de Medicina Legal (IML) de Aracaju, onde foi constatado que a morte decorreu de asfixia mecânica e insuficiência respiratória, de acordo com a TV Sergipe. Ele já foi liberado e será velado na casa da mãe, em Mangabeira, em Santa Luzia do Itanhy. 

Familiares registraram boletim de ocorrência na delegacia de município e informaram em depoimento que Givanildo tomava remédio para esquizofrenia há cerca de 20 anos.







O que diz a PRF







A Superintendência da PRF em Sergipe lamentou o ocorrido e informou que abriu procedimento disciplinar para averiguar a conduta dos envolvidos.

Conforme o comunicado, o homem teria resistido ativamente à abordagem e, em razão da sua agressividade, foram aplicadas técnicas de imobilização e instrumentos de menor potencial ofensivo para contê-lo. Posteriormente, ele teria passado mal e sido socorrido de imediato à unidade de saúde.

COMENTÁRIOS dos leitores