Pernambuco registra primeiro caso de zika deste ano

Ressurgimento do quadro clínico da doença é comum nos períodos chuvosos do estado

por Vitória Silva qui, 02/06/2022 - 10:07
Arquivo/Governo Federal Zika é transmitida por mosquitos do gênero Aedes Arquivo/Governo Federal

A Secretaria de Saúde confirmou, nessa quarta-feira (1º), o primeiro caso de zika em Pernambuco este ano. O registro é de uma mulher, de 20 anos, que mora em Timbaúba, município da Zona da Mata Norte do Estado, e que não está grávida, de acordo com o perfil divulgado pela pasta. De acordo com o boletim da SES, 1.222 casos da doença já foram notificados por 72 municípios, mas não há confirmação para os demais; 624 casos suspeitos foram descartados. 

Em comparação ao ano passado, quando houve 1.821 casos suspeitos no mesmo período, há uma redução de 32,9% na incidência dos quadros virais que apontam para a possibilidade do vírus zika. Além dos casos suspeitos de zika, neste ano, em Pernambuco, também já foram notificados 25.531 casos suspeitos de dengue e 15.996 de chicungunha.  

Do total de casos registrados, 530 eram mulheres gestantes com suspeitas de arboviroses. Dessas, 271 realizaram coleta para análise laboratorial: 37 tiveram confirmação para dengue, 92 para chicungunha e 124 obtiveram resultado negativo para zika. 

LeiaJá também: ‘Saiba como diferenciar dengue, zika e chikungunya’ 

A doença 

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a doença causada pelo vírus zika (ZIKV) é transmitida por mosquitos do gênero Aedes, causada pelo vírus zika (ZIKV) e tem como principais sintomas febre baixa, erupções cutâneas (principalmente exantema maculopapular), dor de cabeça, dor nas articulações, dor muscular, mal-estar geral e conjuntivite não purulenta que aparecem entre dois e sete dias após a picada do mosquito vetor. 

A doença teve um pico em Pernambuco em 2015, sendo a arbovirose mais relacionada à síndrome congênita associada à infecção pelo zika vírus na gestação. Essa condição pode causar microcefalia, problemas de visão, audição e alterações neuropsicomotoras em bebês expostos à infecção pelo vírus durante a gravidez. 

O ressurgimento da zika no estado não é incomum para este período. No fim de maio de 2021, chicungunha e zika tiveram aumento de casos em Pernambuco. Durante a época mais chuvosa do ano passado, quando as larvas do mosquito da dengue costumam se proliferar em locais de água parada, foram notificados 3.417 casos de chicungunha em 89 municípios do estado. Para zika, o número também preocupa: são 1.176 notificações da doença, totalizando um acréscimo de 61,8% comparado ao ano anterior. 

COMENTÁRIOS dos leitores