Tiroteios em bares deixam 19 mortos na África do Sul

No massacre de Soweto, em uma favela perto de Joanesburgo, 15 pessoas morreram quando os criminosos abriram fogo contra uma multidão durante a madrugada

dom, 10/07/2022 - 09:14
Ihsaan HAFFEJEE Parente de uma das vítimas de tiroteio em um bar de Soweto chora ao receber a notícia da morte Ihsaan HAFFEJEE

Dois tiroteios em bares na África do Sul - um em um bairro da região de Johannesburgo e outro no leste do país - deixaram pelo menos 19 mortos, anunciou a polícia neste domingo.

No massacre de Soweto, em uma favela perto de Joanesburgo, 15 pessoas morreram quando os criminosos abriram fogo contra uma multidão durante a madrugada.

Na cidade de Pietermaritzburgo, leste do país, na região zulu, quatro pessoas morreram quando dois homens atiraram de maneira indiscriminadamente contra os clientes de uma taberna.

A polícia afirmou que é cedo para uma conclusão, mas apontou que o modo de operação dos dois grupos foi similar.

Na tragédia de Soweto, maior e histórico subúrbio de Johannesburgo, a polícia recebeu um telefonema pouco depois da meia-noite.

"Quando chegamos ao local havia 12 pessoas mortas por ferimentos de tiros", disse Nonhlanhla Kubheka, comandante da polícia local.

Onze pessoas feridas foram levas para o hospital e três não resistiram aos ferimentos, segundo a polícia.

"Eles chegaram e atiraram contra as pessoas que estavam se divertindo", declarou à AFP Kubheka, comandante responsável pela segurança em Orlando, o bairro de Soweto onde aconteceu a tragédia.

 Um ano depois dos distúrbios

A policial acrescentou que nenhuma detenção foi efetuada até o momento e que uma investigação foi aberta.

Centenas de moradores do bairro se reuniram atrás do cordão de isolamento policial.

Os corpos já haviam sido retirados e a polícia levou os parentes das vítimas que, devastados, tentavam se aproximar do bar

Em Pietermaritzburg, o tiroteio começou por volta das 20h30, horário local, e deixou quatro mortos e oito feridos, confirmou a porta-voz da polícia local, Nqobile Gwala.

"Um grupo de pessoas bebia em uma taberna e um veículo parou diante do local. Dois homens saíram do carro, entraram no bar e abriram fogo de forma indiscriminada contra os clientes", disse.

Duas pessoas morreram na hora e duas no hospital, segundo a policial. Os oito feridos permanecem hospitalizados.

Os dois incidentes aconteceram um ano depois da mais grave onda de violência na África do Sul desde o fim do apartheid e a chegada da democracia.

Em julho de 2021, vários distúrbios, com saques e destruição de fábricas, deixaram mais de 350 mortos e milhares de detidos, em meio a uma onda de infecções de Covid-19.

COMENTÁRIOS dos leitores