Paulista tem cadastro para emissão de Carteira do Autista

Objetivo do documento é garantir atenção integral, prioridade e pronto atendimento a este público nos serviços públicos e privados

por Vitória Silva ter, 12/07/2022 - 14:35
Unsplash Criança fazendo terapia ocupacional Unsplash

Em Paulista, no Grande Recife, pessoas autistas terão acesso a um novo cadastro municipal que garante a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA). A iniciativa é parte da Lei Nº 4964, do Executivo, e tem como objetivo garantir atenção integral, prioridade e pronto atendimento a este público, nos serviços públicos e privados. O agendamento para a emissão do documento começa nesta quarta-feira (13).  

O agendamento deverá ser feito por meio do telefone (81) 9 9930-0298. Já o cadastro é realizado, presencialmente, no DAD, das 9h às 15h. O órgão funciona no Centro Administrativo, localizado na Avenida Geraldo Pinho Alves (antigo Campo de Aviação), em Maranguape I. 

Para o cadastro, pais ou responsáveis deverão apresentar carteira de Identidade, CPF, comprovante de residência, e laudo de comprovação do Transtorno com o CID, especificando o Transtorno do Espectro Autista. 

De acordo com Kleber Pyrrho, diretor do DAD, a carteira vai garantir à pessoa autista prioridade nos estabelecimentos e departamentos de saúde, políticas sociais, educação e locais na iniciativa privada. Kléber mencionou também que as primeiras carteiras serão entregues no dia que começa a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência, em 21 de agosto. 

Mais informações podem ser obtidas através do e-mail: diretoriapcd.social.paulista@gmail.com.

 

COMENTÁRIOS dos leitores