Dia do Capoeirista: saiba onde aprender capoeira em SP

Prática criada no século XVI permanece até hoje como esporte e homenagem à cultura africana e brasileira

por Camily Maciel qua, 03/08/2022 - 19:30
Wikimedia Commons/ Marie-Lan Nguyen Wikimedia Commons/ Marie-Lan Nguyen

 

Hoje (03) é comemorado o Dia do Capoeirista. A data é uma homenagem a todos aqueles que praticam a capoeira, um estilo de expressão corporal que mistura esporte, arte marcial, dança e música. Uma prática criada no século XVI permanece até hoje como homenagem à cultura africana e brasileira. 

Reconhecida como patrimônio cultural imaterial brasileiro, a capoeira surgiu com os escravos que viviam no Quilombo dos Palmares. Com o passar dos anos, tornou- se símbolo de resistência e meio de sobrevivência e combate contra invasores portugueses. A prática chegou a ser ilegal em todo território nacional no século XIX, mesmo antes da abolição da escravatura, mais um exemplos de como s negros e seus costumes eram marginalizados pela sociedade. A capoeira deixou de ser ilegal em 1940.  

Uma das escolas mais antigas a ter capoeira como principal negócio é a Berim Brasil, que atua no bairro da Mooca desde 1998. Hoje em dia, além de continuar com o trabalho na capital paulista, o grupo ainda administra filiais no México. Também não é incomum encontrar academias que incluam na grade de aulas a prática, então vale participar. Para as aulas particulares, muitos deles utilizam a plataforma “Superprof” para oferecer aulas via webcam ou presenciais, que saem mais em conta.  

COMENTÁRIOS dos leitores