Escorpião: Saiba como evitar e o que fazer se for picado

Mortes por envenenamento de escorpião crescem mais de 70% no Brasil

por Camilla Dantas ter, 23/08/2022 - 19:18
pixabay Um escorpião amarelo pixabay

Segundo dados do Ministério da Saúde, os casos de mortes por envenenamento de escorpião cresceram 76% em 2022. Devido ao cenário atual, é importante saber como evitar o animal nas suas casas e o que fazer em caso de picadas. Segue as recomendações:

 Para evitar a entrada de escorpiões na sua residência, para posteriormente evitar a picada do animal, deve-se manter jardins e quintais limpos, evitar o acúmulo de entulhos, folhas secas, lixo doméstico e materiais de construção nas proximidades das casas; Evitar folhagens densas (plantas ornamentais, trepadeiras, arbusto, bananeiras e outras) junto a paredes e muros das casas; manter a grama aparada; limpar periodicamente os terrenos baldios vizinhos, não pôr as mãos em buracos, sob pedras e troncos podres, entre outros.

O Ministério da Saúde recomenda que em casos de picadas, deve-se ir imediatamente ao hospital de referência mais próximo. Se possível, levar o animal ou uma foto para identificação da espécie, permitindo assim uma avaliação mais eficaz sobre a gravidade do acidente.

O antiveneno é indicado em casos moderados ou graves. Outra medida é limpar o local da picada com água e sabão, que funciona como medida auxiliar, desde que não atrase a ida ao serviço de saúde.

COMENTÁRIOS dos leitores