Intoxicação por petiscos: 9 cães morrem até o momento

Os petiscos contaminados são da marca Petz e Bassar

sex, 02/09/2022 - 17:48
Reprodução O cão Jon Snow, da raça spitz alemão, morreu de insuficiência renal Reprodução

Nove cachorros morreram após ingerir petiscos com suspeita de contaminação. A informação foi confirmada pela Polícia Civil na quinta-feira (1º) e, até esta manhã, três mortes tinham sido confirmadas. 

De acordo com a delegada responsável pelo caso, Danúbia Quadros, até então são seis mortes em Belo Horizonte, uma em Piumhi, no Centro-Oeste de Minas Gerais, e duas em São Paulo. Ela detalhou que há outros seis casos suspeitos de cachorros contaminados na capital mineira e outros dois em Goiás; os tutores procuraram a Polícia Civil para relatar que os animais passaram mal ou estão internados. 

A PC informou a suspeita de outro modelo de petiscos envolvidos na contaminação dos cães, totalizando, até o momento, três: o Snack - cuidado oral, da Petz; o Every Day, da Bassar; e o Dental Care. Todos são de fabricação da empresa Bassar. 

“São lotes diferentes, são vários lotes. Os petiscos que as tutoras trouxeram para a gente, todos já foram encaminhados para a realização da perícia técnica científica da Polícia Civil. A gente agora aguarda o laudo em relação aos petiscos”, detalhou a delegada. 

Ela declarou, ainda, que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) é o órgão responsável por realizar a retirada dos petiscos de comercialização e já foi acionado. Em nota, a pasta afirmou que o caso está em fase de investigação. 

Danúbia também pediu que os tutores de cachorros que tenham identificado o mal-estar ou a internação dos animais depois de ingerir os petiscos caninos entrem em contato com a Polícia Civil para a investigação. 

Em nota, a Petz salientou que o produto é fabricado pela Bassar e disse que o grupo “retirou voluntariamente os produtos dos pontos de vendas da rede, notificando a empresa Bassar para ciência e providências, bem como colocou-se prontamente à disposição para colaborar com a apuração dos fatos”.

“O grupo Petz reitera estar acompanhando e colaborando com as apurações dos órgãos competentes e aguardando os esclarecimentos do fabricante que, por sua vez, aguarda análises técnicas de órgãos regulares para o tipo de produto”, afirmou. 

Por sua vez, a Bassar informou que os produtos foram enviados para análise no laboratório do Centro de Qualidade Analítica, e que deve ter o resultado divulgado nos próximos dias. “Por precaução, a companhia iniciou a retirada do mercado do lote 3554 do produto Everyday. A empresa informa que vem tomando todas as providências para esclarecimento do fato desde o dia que recebeu o primeiro relato de possível intoxicação”.

COMENTÁRIOS dos leitores