Espécie de formiga extinta é descoberta por pesquisadores

A espécie foi achada em Âmbar na África

seg, 05/09/2022 - 18:44
pixabay formigas pixabay

Uma espécie de formiga extinta desconhecida foi descoberta envolta em um pedaço único de âmbar da África por uma equipe internacional de cientistas. As equipes, eram da Universidade Friedrich Schiller de Jena e do Helmholtz-Zentrum Hereon (Alemanha), da Universidade de Rennes (França) e da Universidade de Gdansk (Polônia). As informações são da revista Planeta. 

Para tentar identificar a espécie, os pesquisadores examinaram os restos fósseis de 13 espécimes no âmbar e percebeu que eles não poderiam ser atribuídos a nenhuma espécie previamente conhecida. Já o nome, foi escolhido em homenagem duas instituições de pesquisa envolvidas – DESY e Hereon – que contribuíram significativamente para esta descoberta com a ajuda de modernas técnicas de imagem.

Já na última análise, foi possível identificar a nova espécie e o gênero através da combinação de extensos dados fenótipos de varreduras e descobertas recentes de análises do genoma de formigas vivas. A equipe relata sua descoberta em artigo publicado na revista Insects.

Após identificarem que a espécie era classificada como Aneuretinae, uma subfamília de formigas quase extinta conhecida até agora apenas por meio de fósseis e de uma única espécie viva do Sri Lanka, tiveram dificuldade em datar a espécie foi uma dificuldade. 

“Como as formigas envolvidas em âmbar a serem examinadas são muito pequenas e mostram apenas um contraste muito fraco na TC clássica, realizamos a TC em nossa estação de medição, especializada em microtomografia”, explicou Jörg Hammel, do Helmholtz-Zentrum Hereon. “Isso forneceu aos pesquisadores uma pilha de imagens que basicamente mostravam a amostra que estava sendo estudada fatia por fatia.” Juntas, elas produziram imagens tridimensionais detalhadas da estrutura interna dos animais, que os pesquisadores puderam usar para reconstruir a anatomia com precisão. Essa foi a única maneira de identificar exatamente os detalhes que levaram à determinação da nova espécie e do gênero.

 

COMENTÁRIOS dos leitores