Morre homem que recolocou cruzes em protesto contra Covid

Homem ficou nacionalmente conhecido após recolocar cruzes que foram derrubadas por homem que não gostou de protesto contra mortes provocadas pela Covid-19

por Jameson Ramos qua, 05/10/2022 - 12:41
Reprodução Atitude de Márcio viralizou na internet e nos veículos de comunicação Reprodução

Márcio Antônio do Nascimento Silva, de 58 anos, que viralizou nas redes sociais após recolocar as cruzes em um protesto em memória das vítimas da Covid-19, entre elas o seu filho, morreu no Rio de Janeiro devido a problemas no coração. 

Segundo a ONG Rio de Paz, Márcio foi sepultado na tarde de terça-feira (4), no cemitério São João Batista, em Botafogo. Ele era pai de Hugo Dutra do Nascimento, que morreu em abril de 2020 após complicações do novo coronavírus. 

Em protesto pelas 40 mil vidas perdidas para a doença na época, dois meses depois a ONG Rio de Paz abriu 100 covas na areia da praia de Copacabana e fincou as cruzes, cobrando ações mais efetivas do governo federal. No entanto, durante o ato um homem que passava pelo calçadão decidiu derrubar as cruzes. 

Ao ver a situação, Márcio começou a fincar as cruzes novamente na areia da praia. Essa atitude rendeu apoios e ele chegou a ser chamado para depor na CPI da Covid, realizada pelo Senado, se tornando um dos símbolos de luta contra a doença.

Márcio durante sua participação na CPI da Covid, em outubro de 2020. Foto: Reprodução

O senador Randolfe Rodrigues fez um post em sua conta no Twitter, lamentando o falecimento de Márcio Antônio. "Apesar da grande perda, Márcio continuou lutando por justiça para a sua e outras famílias brasileiras vítimas do descaso do Governo Federal. Além disso, nos ajudou a mostrar a realidade e o sofrimento vivido em todo o país. Toda a minha solidariedade aos seus familiares e amigos", escreveu.

A Rio de Paz planejou para esta quarta-feira (5) um ato em frente ao Copacabana Palace com a presença de familiares do Márcio, onde reproduzirão a cena em que ele recoloca as cruzes na areia. "Esteja na paz, amigo. Você combateu o bom combate e agora está ao lado de seu filho por quem tanto lutou", publicou a ONG.

COMENTÁRIOS dos leitores