Tunisianos protestam contra presidente e crise econômica

"Vá embora!", "Rebelião contra o ditador Kais!", "O povo quer destituir o presidente!", gritava a multidão

sab, 15/10/2022 - 15:33
FETHI BELAID Manifestação para denunciar as políticas do presidente tunisiano, Kais Saeid, acusado de ser responsável pela crise econômica no país, em 15 de outubro de 2022, em Túnis FETHI BELAID

Milhares de tunisianos foram às ruas da capital, Túnis, neste sábado (15), protestar contra o presidente Kais Saeid, a quem responsabilizam pela grave crise econômica do país, marcada pela recorrente escassez de produtos básicos e pela inflação elevada.

Liderados pela Frente de Salvação Nacional, uma coligação de partidos da oposição que inclui o Ennahdha, de inspiração islâmica, os manifestantes marcharam pelas principais ruas da capital da Tunísia, pedindo a saída do presidente.

"Vá embora!", "Rebelião contra o ditador Kais!", "O povo quer destituir o presidente!", gritava a multidão.

Sufocada por uma dívida de mais de 100% de seu Produto Interno Bruto (PIB) e incapaz de se endividar nos mercados internacionais, a Tunísia negocia um empréstimo de em torno de US$ 2 bilhões com o Fundo Monetário Internacional (FMI).

O país também está mergulhado em uma grave crise política desde o golpe do presidente Saied, que assumiu plenos poderes em julho de 2021.

O Partido Desturiano Livre (PDL), uma legenda de oposição anti-islâmica, também convocou um protesto, na capital, contra a deterioração das condições de vida no país.

Cerca de 1.500 pessoas participaram do ato organizado pela Frente de Salvação Nacional, e em torno de mil, do PDL, informou o Ministério do Interior à AFP.

COMENTÁRIOS dos leitores