Família alega que jovem desapareceu após abordagem da PM

Familiares de Lucas Elifaz afirmam que ele foi atingido por tiros disparados pela polícia

qua, 16/11/2022 - 20:07

Familiares de um jovem de 19 anos, identificado como Lucas Elifaz, alegam que ele desapareceu após ser abordado pela Polícia Militar (PM), na região central do Recife, no bairro do Derby, no último domingo (13). Em nota, a PM afirmou que flagrou dois suspeitos numa tentativa de assalto na região e que - ao avistarem o policiamento - eles pularam no rio Capibaribe. No entanto, segundo a família, Lucas foi atingido por um tiro durante a abordagem.

De acordo com a advogada do jovem, Adriana Souza, tudo aconteceu quando Lucas e um amigo saíram por volta das 11h30 do bairro do Cordeiro, Zona Oeste da capital pernambucana, para ir ao centro da cidade, no Recife Antigo. Durante o trajeto, os jovens pegaram o ônibus CDU Boa Viagem e pararam no Derby para pegar outro coletivo. 

Após cinco minutos, segundo a advogada, eles foram abordados por agentes da PM e acusados de terem roubado uma bicicleta. Os jovens negaram e a partir disso começaram as agressões. Adriana contou que para fugir dos policiais eles correram no sentido da Fundação Joaquim Nabuco.

Mas, segundo informações do jovem que estava ao lado de Lucas, os policiais sacaram a arma e atiraram em direção a eles. Nesse momento, o jovem de 19 anos foi atingido, caiu no chão e foi algemado pelos agentes. Ao ver a cena, o amigo pulou no rio Capibaribe, nadou até a margem e conseguiu chegar em casa e contar aos pais o que aconteceu.

Diante do ocorrido, Adriana conta que houve buscas em delegacias, hospitais e em institutos médicos legais, mas não consignaram encontrar Lucas. Por causa das circunstâncias, a advogada e a família registraram o boletim de ocorrência de pessoa desaparecida na Central de Plantões da Capital (CEPLANC). 

Em nota, polícia militar negou ter atirado contra o rapaz.

"Na tarde do último domingo (13), policiais militares do Regimento de Polícia Montada (RPMon), estavam em deslocamento à Central de Plantões da Capital, conduzindo um indivíduo acusado de porte ilegal de entorpecentes, quando, nas proximidades do colégio da PMPE, no Derby, se depararam com uma tentativa de assalto em andamento. Os suspeitos, ao avistarem o policiamento, empreenderam fuga e pularam no rio Capibaribe, não mais sendo vistos. Segundo o efetivo não houve disparo de armas de fogo, sendo tudo relatado ao CIODS, inclusive solicitado o acionamento do Corpo de Bombeiros para localizar os envolvidos.  A guarnição do RPMon seguiu para a CEPLANC para finalizar a ocorrência anterior que estava em andamento. Os fatos serão investigados em toda sua extensão pela Diretoria de Polícia Judiciária Militar".

Por fim, a advogada relatou que as investigações foram iniciadas nesta quarta-feira (16), na Delegacia Seccional no bairro do Espinheiro, Zona Norte do Recife. A mãe do menino foi ouvida, amanhã o jovem que estava na companhia do Lucas será ouvido, e os policiais também prestaram depoimento.

COMENTÁRIOS dos leitores