Mães citam alívio e importância da vacinação infantil

No Recife, crianças a partir dos 3 anos de idade podem ser vacinadas contra a Covid-19

por Luan Amaral sab, 26/11/2022 - 12:30
Júlio Gomes/LeiaJáImagens Imunização acontece no shopping Boa Vista de domingo à domingo Júlio Gomes/LeiaJáImagens

Alívio, foi essa a expressão comum de algumas mães que levaram seus filhos para tomar a vacina contra a Covid-19, neste sábado (26), no polo localizado no shopping Boa Vista, no Recife. Crianças a partir de 3 anos de idade já podem receber o imunizante. A capital pernambucana também já está vacinando bebês de 6 meses a 2 anos, mas o imunizante está disponível apenas para quem tem comorbidade, ainda não foi liberado para o público em geral.

A reportagem do LeiaJá conversou com algumas mães na manhã deste sábado e ouviu delas a importância de vacinar os filhos e o sentimento de alívio com a possibilidade de imunizar as crianças. 

“É muito importante porque querendo ou não a gente sabe que o vírus não acabou, está aí é importante se vacinar para se proteger da doença. Teve um período da pandemia que as crianças tiveram que ficar em casa porque não sabíamos da gravidade da doença, mas quando tomou a primeira dose eu já fiquei mais segura”, disse Cristiane dos Ramos, mãe de dois filhos, um deles recebeu o imunizante neste sábado.

Ela ainda alegou que tentou por 4 vezes aplicar as doses no filho, mas quando chegava no ponto de vacinação era informada que a vacina havia acabado.  

Cristiana e seu filho durante a imunização neste sábado (26). Foto: Júlio Gomes/LeiaJáImagens

Já Marcela Moreira, de 38 anos, revelou que não matriculou um dos seus filhos na escola neste ano com medo dele contrair a doença. Mas agora com a criança imunizada afirma que se sente mais tranquila. 

“Estou apreensiva porque ele está no meio do caminho, não é tão pequeno para tomar vacina que já foi liberada, mas ainda está distante de fazer 3 anos para poder tomar. É uma tensão todos os dias, não matriculei ele na escola esse ano porque não tomou vacina”, afirmou.  Ela ainda reforçou a importância dos pais vacinarem as crianças.

“Vacinação é um pacto coletivo, se eu quero que meu filho não adoeça, ou se adoecer ter sintomas leves sem sobrecarregar os hospitais eu tenho que vaciná-lo para proteger ele e outras pessoas”. 

Marcela temeu pelo seu filho e só vai matricular na escola agora que ele está imunizado. Foto: Júlio Gomes/LeiaJáImagens

Debora Oliveira  foi outra mãe que também falou da tensão que vivia enquanto não podia vacinar seu filho, mas ao contrário de Marcela ela mandou o filho para escola sem a imunização, mas garantiu que não se sentia tranquila. 

“Tenso, como mãe me via de mãos e pés atados porque eu tinha vacina, só que ela que era mais importante de tudo de estar protegida não conseguia dar a dose antes, agora estou mais aliviada”, concluiu. 

O ponto de vacinação do shopping Boa Vista funciona de segunda a sábado das 9h às 19h e no domingo das 11h até às 19h. Para saber quais são os outros pontos de vacinação infantil no Recife, clique aqui.

COMENTÁRIOS dos leitores