Incêndio do Museu da Língua Portuguesa completa 7 anos

O desastre foi registrado por câmeras de segurança na região da Luz, em São Paulo, no dia 21 de dezembro de 2015

por Matheus de Maio qua, 21/12/2022 - 18:04
Foto/Reprodução: G1 Foto/Reprodução: G1

O Museu da Língua Portuguesa foi inaugurado em março de 2006, na Estação da Luz, com a proposta de se dedicar totalmente a um único idioma, falado por 261 milhões de pessoas no mundo. Com um acervo moderno, digital, foi criado com o objetivo de valorizar a diversidade da língua portuguesa. De 2006 a 2015, o museu recebeu quase quatro milhões de visitantes.

Em dia 21 de dezembro de 2015, o local estava fechado para visitação e passava por reparos na iluminação. O Corpo de Bombeiros trabalhou no combate ao fogo por três horas. O brigadista Ronaldo Pereira da Cruz, de 39 anos, foi encontrado desacordado, chegou a ser socorrido mas não resistiu. Em nota, o museu afirmou que cumpria regularmente com todas as rotinas de segurança e contava com seguro contra incêndio.

Um mês depois, em janeiro de 2016, o governo de São Paulo assinou um convênio com a iniciativa privada para reconstrução do espaço. As obras duraram três anos. A reforma do prédio histórico incluiu a restauração do telhado, da fachada e das esquadrias.

Em julho de 2019, a Polícia Civil de São Paulo concluiu o inquérito sobre as causas do incêndio. De acordo com o laudo, um defeito em um dos holofotes deu início às chamas. Ninguém foi indiciado.

Em julho de 2021, o museu foi reaberto à visitação pública, após uma completa recuperação arquitetônica. A reconstrução também incorporou  melhorias de infraestrutura e segurança, especialmente contra incêndios. Entre as novas medidas, a instalação de sprinklers (chuveiros automáticos) para reforçar o sistema de segurança contra incêndio. 

COMENTÁRIOS dos leitores