Ministra da Justiça do Chile renuncia

O governo em geral e a própria ministra estavam sob pressão nos últimos dias e oposicionistas no Congresso afirmaram que pretendem investigar a agora ex-ministra

sab, 07/01/2023 - 17:56

O presidente do Chile, Gabriel Boric, anunciou neste sábado que a ministra da Justiça de seu governo, Marcela Ríos, pediu demissão do posto. O governo em geral e a própria ministra estavam sob pressão nos últimos dias e oposicionistas no Congresso afirmaram que pretendem investigar a agora ex-ministra, após o presidente ter assinado indulto para libertar algumas pessoas condenadas por supostos delitos durante a onda de protestos que viveu o país e também pra Jorge Mateluna, ex-membro da Frente Patriótica Manuel Rodríguez condenado a 16 anos por suposta participação em um assalto a banco.

Boric também informou que o novo ministro será o advogado Luis Cordero Vega, que deve assumir em alguns dias pois está fora do país. Em sua fala, o presidente também pediu que o Congresso se concentre nas "necessidades urgentes de nosso povo", como um pacote de medidas econômicas e outras leis que ele pretende aprovar, como mudanças na previdência e reforço do combate à criminalidade.

COMENTÁRIOS dos leitores