Vídeo: homem é resgatado após ficar à deriva em prancha

Encontrado a sete quilômetros de uma praia no Grande Recife, homem era acostumado a treinar em alto mar, mas foi levado pelos ventos fortes

por Vitória Silva sab, 25/02/2023 - 10:11
Reprodução Resgate de surfista em Candeias, Jaboatão dos Guararapes Reprodução

Um homem foi resgatado a cerca de sete quilômetros da costa pernambucana, após ficar à deriva em uma prancha na praia de Candeias, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife. O salvamento foi feito pela equipe do Grupamento Tático Aéreo da SDS (GTA), do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco, acionado para dar apoio durante o resgate. 

Segundo relatos dos oficiais, o rapaz era acostumado a treinar “remo em pé”, conhecido como stand-up paddle (do inglês) em alto mar, mas acabou sendo levado pelos ventos para uma localidade além da arrebentação. O resgate foi registrado em vídeo. Nas imagens, é possível ver o homem remando, de pé, em cima da prancha. Em seguida, ele aparece ao lado de bombeiros em uma embarcação, e logo depois, chegando à orla.  

Nas redes sociais, circulam boatos sobre o atleta ter pensado em dispensar a ajuda, por estar habituado a remar até aquele nível do mar. No entanto, o procedimento dos militares ainda se fez necessário, priorizando a segurança do homem, que corria risco de afogamento e ataques de tubarões. 

Foram populares que notaram a distância do rapaz e que acionaram os bombeiros. O resgatado estava tão longe que não era mais possível vê-lo da costa, nem com uso de equipamento, então o grupo aéreo precisou atuar. 

 

"Ele foi pego de surpresa, porque a maré estava secando e começou a levar. Quando ele foi localizado, disse que já tinha desistido, porque toda vez que tentava se aproximar da costa, se afastava mais. Recebemos o chamado às 7h30, e cinco minutos depois o helicóptero já estava no ar", afirmou o coronel da PM Câmara Júnior, chefe do GTA. 

No helicóptero estavam o comandante, o copiloto e dois tripulantes operacionais, prontos para entrar no mar, caso necessário. "Pelas regras da [Agência Nacional de Aviação Civil] Anac, uma aeronave comum, como a nossa, não pode estar a uma distância tão grande da costa, porque, se houver uma pane, o piloto tem que poder tentar pousar na praia. Nesse caso, eles se arriscaram, porque não dava para tentar isso a sete quilômetros da costa. Mas graças a Deus o rapaz foi localizado com vida e todos estão a salvo", completou o capitão. 

COMENTÁRIOS dos leitores