Governo prorroga prazo para emissão de novo RG nacional

No total, 18 estados ainda não emitem o documento e terão até 6 de novembro para ofertarem a nova carteira nacional à população

sab, 04/03/2023 - 16:14
Fernando Frazão/Agência Brasil Emissão de documentos Fernando Frazão/Agência Brasil

O Governo Federal decidiu estender o prazo para os estados se adaptarem a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). O decreto foi publicado na última sexta-feira (3), onde prorroga o período até o dia 6 de novembro de 2023.

O prazo anterior terminaria na próxima segunda-feira (6), porém a gestão verificou que 18 estados ainda não se adaptaram a emissão do novo documento.

O estado de São Paulo, por exemplo, ainda encontra problemas no processo. Segundo a Polícia Civil, o instituto de identificação pessoal enfrenta dificuldades para integrar o sistema estadual ao federal. 

Apenas o Acre, Pernambuco, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Goiás, Rio de Janeiro, Distrito Federal e Piauí já estão emitindo a CIN. 

Cerca de 200 mil documentos físicos do novo RG já foram emitidos e mais de 175 mil baixados no formato digital.

Antes era possível que o mesmo cidadão tivesse um número de RG e CPF por estado. Com a nova Carteira de Identidade Nacional, a pessoa passa a ter um número de identificação para todo o território do país. Segundo o governo federal, o documento garante mais segurança à população. 

*Por Guilherme Gusmão

COMENTÁRIOS dos leitores