IBGE: Grande Recife tem a segunda maior inflação do país

Segundo os dados do IPCA, a região só ficou atrás de Curitiba no mês de fevereiro

sex, 10/03/2023 - 12:16
Fernando Frazão/Agência Brasil Compras em fevereiro ficaram mais caras no Grande Recife Fernando Frazão/Agência Brasil

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, nesta sexta-feira (10), o levantamento do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do mês de fevereiro. Os dados apontam que a Região Metropolitana do Recife (RMR) teve a segunda maior taxa de inflação do país no período analisado. Com 0,99%, a RMR ficou atrás apenas da Região Metropolitana de Curitiba, que teve 1,09% de inflação.

O IBGE aponta o contraste no comparativo com o mês de janeiro, onde o Grande Recife teve a terceira menor inflação do país. A principal hipótese levantada é ligada ao reajuste das mensalidades escolares e o início das atividades letivas.

“O Grande Recife registrou a maior alta na área de educação entre as 16 localidades pesquisadas pelo IPCA”, aponta Fernanda Estelita, gerente de planejamento e gestão administrativa do IBGE em Pernambuco.

Conforme os dados do IBGE apontam, apesar do aumento expressivo entre um mês e outro, a inflação do Grande Recife foi a quarta menor do país no acumulado de janeiro e fevereiro, chegando a 1,03%.

Na RMR, dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados pelo IPCA no mês passado, apenas um, o de despesas pessoais (-0,1%), apresentou deflação na comparação com o mês anterior. Por outro lado, a categoria Educação teve uma alta expressiva, de 8,03%, na comparação com os demais segmentos. 

Na segunda posição, está Saúde e cuidados pessoais (1,27%), seguido por Transportes (1,07%), Comunicação (0,71%), Vestuário (0,55%), Artigos de residência (0,48%), Habitação (0,29%) e Alimentação e bebidas (0,15%).

*Com informações da assessoria

COMENTÁRIOS dos leitores