Professora sofre racismo ao ganhar esponja de aço de aluno

Alunos relatam que viram a professora chorando depois

por Rachel Andrade ter, 14/03/2023 - 13:40
Reprodução/Redes sociais A professora recebeu a palha de aço na sala de aula Reprodução/Redes sociais

Um aluno do Centro de Ensino Médio (CEM) 9, em Ceilândia, no Distrito Federal (DF), cometeu um ato racista contra sua professora de português, na última quarta-feira (8). No Dia da Mulher, ele entregou para a docente, uma mulher negra, um pacote de esponja de aço na sala de aula, na frente dos demais colegas.

A cena foi filmada por outro aluno e publicada nas redes sociais. No vídeo é possível ouvir a professora comentando, após abrir o 'presente': “tudo o que vem, volta”. Ela ainda agradece ao aluno pelo presente e ele responde "Por nada, professora. Feliz Dia da Mulher.".

A escola informou, em entrevista à TV Globo, que solicitou ao aluno que escrevesse um texto pedindo desculpas à professora, e que os pais foram notificados sobre o caso. A diretoria da escola informou também que já conversou com a professora.

Em nota, a Secretaria de Educação do DF (SEDF) lamentou o caso, e disse que “repudia qualquer tipo de preconceito e reforça compromisso e empenho na busca por elementos que permitam o esclarecimento dos fatos, bem como o suporte aos envolvidos”.

Procurada pelo LeiaJá, a SEDF atualizou sobre os passos que serão tomados, já que a escola só ficou sabendo do ocorrido na última segunda-feira (13). "A direção da escola indicou ainda que fará ações nas salas de aula, como rodas de conversa para instruir estudantes sobre o assunto", diz a nota.

O presidente do Sindicato dos Professores (Sinpro-DF), Samuel Fernando, também se manifestou por meio de nota. “É lamentável episódio como esse contra professora em exercício da profissão dentro da sala de aula. Precisa ser apurado com o rigor da lei. É apenas mais um exemplo de como os professores são tratados em sala de aula, os professores precisam ser valorizados, os professores merecem respeito”, disse ele.

COMENTÁRIOS dos leitores