Portugal: brasileira é demitida de escola após vídeo viral

Instituição alegou exposição dos alunos, que não tiveram a imagem divulgada no vídeo, mas participaram do conteúdo

por Vitória Silva ter, 20/06/2023 - 15:01
Reprodução/Instagram A brasileira Fernanda Nunes trabalhava como professora em Portugal Reprodução/Instagram

A brasileira Fernanda Nunes, natural de Londrina, no Paraná, contou em suas redes sociais que foi demitida da escola onde atuava, em Portugal, após o vídeo em que ela aparece conversando com alunos sobre o Brasil viralizar no TikTok. A professora está no país europeu desde o ano passado e foi comunicada por telefone sobre seu desligamento. No vídeo, ela pede à turma opiniões sobre o Brasil e curiosidades do país. 

Em um novo vídeo publicado no Instagram, nessa segunda-feira (19), a brasileira pediu desculpas aos pais e alunos que possam ter se ofendido com a postagem do primeiro vídeo.   

"Vim pedir desculpas aos pais das crianças, embora tenha preservado todos, não tenha mostrado o nome da escola ou os alunos, tenha mostrado apenas o meu rosto, muitas pessoas se ofenderam", disse.

No TikTok que provocou a demissão, a professora aparece conversando com os estudantes portugueses. Ela pergunta a eles "quem sabe alguma coisa do Brasil” e os alunos dão respostas curiosas. Nesse vídeo, apenas a professora aparece e, no fundo, é possível ouvir as respostas das crianças.  

 

Fernanda contou que sempre conversava com os alunos sobre o país em que nasceu e, em um dia, decidiu gravar as respostas. Ela não esperava que o vídeo viralizasse.

"Gravei porque eu amo dar aula, amo aquelas crianças, amo como eles são criativos em dar aquelas respostas. Eles são muito curiosos sobre questões que vêm de outro país. Sempre gostam de coisas que têm no Brasil. Um dia decidi gravar e tomou proporções que eu não esperava", afirmou. 

A professora contou que foi comunicada sobre a demissão por telefone. Emocionada, ela disse que não teve a oportunidade de se despedir dos alunos, mas garantiu que irá respeitar a decisão tomada pela escola. 

"A escola me ligou agora há pouco e pediu para eu não voltar mais na escola porque os pais não gostaram do vídeo. Não tive a chance de me despedir deles, não conseguir ver eles, mas vou respeitar a decisão da escola e dos pais", frisou. Após o ocorrido, Fernanda excluiu o vídeo com os alunos.

COMENTÁRIOS dos leitores