Mercado de impressora cresce 20% no país, diz levantamento

O setor apresentou um faturamento de R$820 milhões, um resultado estimulado no segmento corporativo

por Camily Maciel seg, 07/08/2023 - 15:44
Freepik O mercado corporativo foi determinante para o resultado Freepik

O mercado brasileiro de impressoras encerrou o primeiro semestre de 2023 em alta, sinalizando uma retomada do segmento. De acordo com o estudo do IDC Brasil, durante esses meses, o setor apresentou um faturamento de R$ 820 milhões, cerca de 20% a mais do que no mesmo período de 2022 – um resultado estimulado no segmento corporativo. Em termos de volume, foram vendidos mais de 609 mil unidades, um aumento de 26% na mesma comparação. 

Ainda segundo o estudo, nos três primeiros meses de 2023 foram comercializados cerca de 609 mil equipamentos, sendo 498.000 impressoras jato de tinta, 110.000 a laser e 1.000 materiais. Deste total, 544.000 são modelos multifuncionais. Em termos percentuais, todas as categorias tiveram um crescimento expressivo quando comparados ao primeiro trimestre de 2022, sendo: 28% entre as impressoras jato de tinta, 14% para os modelos a laser e 65% nas matriciais. Segundo o analista de Consumer & Commercial Devices da IDC Brasil, Lucas Caumo, os números refletem o reabastecimento das varejistas, especialmente em relação às marcas mais vendidas. “Com a normalização dos estoques percebemos a retomada do setor, que estava desaquecido nos trimestres anteriores. É um movimento natural tendo em vista que o mercado tinha uma demanda reprimida no segundo semestre de 2022”, explicou. 

Em relação à operação pelo tipo de impressora, o mercado corporativo foi determinante para o resultado. “O aumento da busca por modelos jato de tinta está relacionado ao crescimento de small business, que são empresas com número pequeno de funcionários e que não necessitam de equipamentos tão robustos como a laser. Sendo assim, o fator preço também foi determinante para a definição desse cenário de unidades comercializadas”, analisou Caumo. O mercado corporativo consumiu 221.000 impressoras no primeiro trimestre de 2023, cerca de 20% a mais do que no ano anterior, gerando receitas de R$ 424 milhões. Já o varejo adquiriu 288.000 unidades, um aumento de 30% em relação a 2022, resultando em uma receita total de R$ 396 milhões. 

 

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