Detran Pernambuco reabre Escola Pública de Trânsito

Primeira ação acontece com o programa 'Trânsito Cidadão', direcionado a alunos do ensino fundamental II, em campanha que vai até 25 de setembro

por Vitória Silva qua, 20/09/2023 - 11:12
Peu Ricardo/Detran-PE Ação 'Plante Amor' foi a primeira da reinauguração da Escola Pública de Trânsito Peu Ricardo/Detran-PE

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE) reabriu, na manhã dessa terça-feira (19), a Escola Pública de Trânsito (EPT), que oferece à população, de forma gratuita, cursos sobre educação no trânsito. Com o tema “Plante Amor no Trânsito”, a ação de reabertura contou com uma nova parceria do órgão junto ao artista cicloativista Rafa Mattos, que também assina o grafite de identidade da campanha na entrada do prédio. 

Para o diretor-geral do Detran-PE, André Trajano, a retomada sempre foi uma meta da nova gestão do órgão, agora concretizada com a entrega das instalações da escola. “A educação é a base de tudo. Nesse caso, possibilita entender a responsabilidade de entrar em um veículo e circular pelas ruas”, atestou. Numa sala lotada pelos estudantes, o artista Rafa Mattos deixou a sua mensagem, focada no discurso de paz nas vias. “Trânsito é vida, é saúde, precisamos sair de casa e voltar melhores”, afirmou. 

Estudantes da Escola Municipal João Fonseca de Albuquerque, localizada em Paulista, na Região Metropolitana do Recife, foram os primeiros a usufruir da nova estrutura, que fica dentro da sede do Detran, no bairro da Iputinga, na Zona Oeste da capital. No local, serão ministrados cursos, palestras, atividades de extensão e eventos. 

Nesse retorno, foi lançado o programa “Trânsito Cidadão”, direcionado a alunos do ensino fundamental II, jovens e adultos das redes pública e privada. O evento faz parte das ações da Semana Nacional de Trânsito, que vai de 18 a 25 deste mês.  

A reabertura da EPT contou com a presença do diretor da Escola de Governo de Administração Pública de Pernambuco, Henrique de Oliveira, e do representante do Observatório Nacional de Segurança Viária-PE, Carlos Valle. Também estiveram presentes diretores do Detran-PE, gerentes, gestores e técnicos do órgão. 

A escola foi inaugurada em julho de 2010, regulamentada pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB – Art. 74 - § 2º) e dentro dos parâmetros do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Sua criação foi definida pelo Decreto Estadual Nº 31.199 de 14 de dezembro de 2007. Em 2016, a estrutura da EPT foi cedida para a Secretaria das Cidades, posteriormente substituída pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação. Agora, de volta ao modelo inicial, a Escola Pública de Trânsito figura como ferramenta importante para a qualificação, expansão e aperfeiçoamento da Educação para o Trânsito em Pernambuco.

COMENTÁRIOS dos leitores