Dia do Coração: cirurgia garante vida de mãe e bebê

Hapvida NotreDame Intermédica realiza procedimento cardiológico raro em mulheres grávidas e dá uma nova chance de vida a mãe e ao bebê

sex, 29/09/2023 - 09:00
Divulgação Rita de Araújo Ferreira e seu bebê Divulgação

O coração é um dos símbolos da nossa existência. Ele é responsável por impulsionar a vida através das nossas veias e artérias, bombeando sangue para as diferentes partes do corpo, o que é fundamental para que os nutrientes e oxigênio cheguem em todas as células, gerando vida. Na maioria das vezes, descuidos com a saúde geral podem levar a problemas cardíacos. Outras vezes, o mau funcionamento do coração vem como sequela de outras doenças, como foi o caso de Rita que, na 27º semana de gestação, descobriu que poderia precisar realizar um parto prematuro para salvar a sua vida e da sua filhinha devido a um problema no coração.

Desde o início da gestação, Rita de Araújo Ferreira, 30 anos, fazia acompanhamento com a equipe de pré-natal do Hospital Vasco Lucena, da Hapvida NotreDame Intermédica. Durante a 27º semana de gravidez, ela sentiu um forte cansaço, teve uma tosse prolongada e vômitos constantes, o que ligou o sinal de alerta e a fez procurar a urgência do Hospital Vasco Lucena. Após exames e estudos médicos, foi diagnosticado que ela estava com estenose mitral grave, um estreitamento da abertura da valva mitral que aumenta a resistência ao fluxo sanguíneo no coração e pode levar à morte.

“A estenose mitral grave aumenta a pressão no átrio esquerdo e nas veias pulmonares levando a  insuficiência cardíaca com o acúmulo de líquido nos pulmões, o que foi o caso de Rita. Geralmente, a doença é resultante do processo inflamatório decorrente da doença reumática e muitas mulheres costumam ser assintomáticas até engravidarem. Os sinais iniciais estão ligados à insuficiência cardíaca, como dificuldade de respirar após esforço físico ou durante o sono, fadiga e aceleração do coração”, explica o diretor médico do Hospital Ilha do Leite, Marcus Melo, da Hapvida NotreDame Intermédica.

A paciente foi submetida a uma cirurgia cardíaca rara em mulheres grávidas,  uma valvuloplastia mitral, o que corresponde a dilatação do orifício da válvula que estava estreitada, utilizando o método de cateterismo, feita  por uma equipe de quatro médicos da Hapvida NotreDame Intermédica formada por um médico hemodinamicista, um intensivista, um cirurgião cardíaco e um ecocardiografista. A cirurgia teve um resultado muito exitoso e os sintomas que Rita sentia desapareceram. 

Graças ao procedimento, foi possível sustentar a gravidez até 39 semanas quando a paciente foi submetida a uma cesárea, assistida pela equipe médica do hospital Ilha do Leite, também da Hapvida NotreDame Intermédica. A filha de Rita nasceu uma bebê saudável com 46 cm e 3 kg 565g e foi chamada Eduarda Vitória. “O nome dela iria ser somente Eduarda, mas depois de tudo que passamos, decidimos colocar Eduarda Vitória para sempre lembrar que fomos vitoriosos”, afirma a paciente.

“O que nós vivemos foi um milagre e sou muito grata a Deus por realizar isso em nossas vidas através dos médicos que realizaram o procedimento. Se não fosse essa cirurgia, eu não sei se estaríamos aqui. Já fiz os exames pós cirúrgicos e está tudo certo. Sou muito grata por toda a assistência que eu e minha família recebemos do hospital. Apesar de estar em uma situação bem delicada, a equipe médica sempre buscava nos passar tranquilidade e fizeram tudo o que foi possível para que saíssemos bem dessa situação, e conseguiram”, enfatiza a paciente Rita de Araújo Ferreira.

Sobre a Hapvida NotreDame Intermédica   

A fusão entre a Hapvida e a NotreDame Intermédica, em fevereiro de 2022, levou à criação da maior empresa de saúde e odontologia da América Latina. Com 77 anos de experiência a partir das aquisições durante sua história no país, a companhia possui mais de 68 mil colaboradores, atende cerca de 16,1 milhões de beneficiários de saúde e odontologia e têm à disposição a maior rede própria de atendimento com um sistema integrado que conecta as unidades das cinco regiões do país.

Todo o aparato foi construído a partir de uma visão abrangente e integrada, voltada ao cuidado da saúde por meio de 85 hospitais, 77 prontos atendimentos, 331 clínicas médicas e 271 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial, além de unidades especificamente voltadas ao cuidado preventivo e crônico. Desta combinação de negócios, apoiada em qualidade médica e inovação, resulta uma empresa com os melhores recursos humanos e tecnológicos para os seus clientes.

*Da assessoria 

COMENTÁRIOS dos leitores