Macacos são transferidos do Parque 13 de Maio

De acordo com a CPRH, onze macacos-prego passarão por avaliação física e comportamental

ter, 31/10/2023 - 16:07
Divulgação Após reabilitação, os macacos serão soltos em seu bioma de origem, a caatinga Divulgação

Nesta terça-feira (31), onze macacos-prego foram transferidos do Zoológico do Parque 13 de Maio, no Centro do Recife, para o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cetras Tangará). Na unidade, gerida pela Agência Estadual do Meio Ambiente (CPRH), os animais devem passar por avaliação física e comportamental. 

Responsável pela transferência, a CPRH informou que a ação consiste na segunda etapa da desmobilização do Zoológico, que envolveu apenas os macacos-prego. De acordo com o órgão, o processo de reabilitação dura, em média, um ano. Depois disso, os macacos serão soltos em seu bioma de origem, a caatinga. 

“A ação de hoje foi para removermos apenas os macacos que viviam no Parque. Os animais que foram retirados hoje são de diferentes faixas-etárias, de ambos os sexos. Semana passada nós removemos as aves, e amanhã vamos retirar as tartarugas a cágados. Amanhã encerramos a retirada dos animais silvestres e na semana que vem concluímos a retirada dos animais exóticos”, explicou Eduardo Vasconcelos, analista ambiental da CPRH.

A desmobilização do Zoológico do Parque 13 Maio está sendo coordenada pela CPRH e conta com o apoio da Prefeitura do Recife e da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb). A operação é dividida em etapas em razão das diferentes necessidades de manejo de cada espécie.

COMENTÁRIOS dos leitores