Expo da Consciência Negra ocorre neste fim de semana

Evento terá mais de 180 expositores, incluindo cultura, alimentação, comércio e educação

por Maria Eduarda Veloso sex, 17/11/2023 - 17:15
Divulgação Divulgação

Entre os dias, 18, 19, 20 e 21 de novembro, o Memorial da América Latina em São Paulo (SP) receberá a terceira edição da Expo da Consciência Negra. O tema deste ano é “Uma lei, muitas lutas”, que celebra os 20 anos da Lei 10.639/2003 - na qual inclui no currículo escolar nacional "História e Cultura Afro-Brasileira". 

O evento gratuito contará com palestras, debates, feira de empreendedorismo, oficinas culturais e shows. Entre os destaques estão nomes como Carlinhos Brown, Fat Familly, Mumuzinho, Baiana System, Baco Exu do Blues e Liniker. Para participar basta se inscrever no link. As palestras e debates serão transmitidas no YouTube.

A coordenadora de Projetos e gerente da II Expo Internacional da Consciência Negra, Elaine Gomes fala sobre o objetivo da iniciativa: “Meu desejo é que as pessoas se sintam motivadas a agir contra o racismo estrutural. É a nossa História! Somos protagonistas desta luta diária. O autoconhecimento da negritude tem implicações sem volta no intelecto de uma pessoa negra. E é por meio da educação que nossa luta começa. Quando uma criança cresce com uma educação antirracista, todo um sistema é mudado”, explica.

Já, a Secretária Municipal de Relações Internacionais, Marta Suplicy esclarece o tema de 2023: “Sabemos que a aplicação da Lei 10.639/03 ainda não é completa. Isso é mais um sintoma do racismo estrutural que infelizmente persiste, é uma ferida aberta na sociedade brasileira. A educação é o principal caminho de transformação, por isso a importância de debater a lei. Por isso também a Expo existe, ela é fruto direto da história e da cultura afro-brasileiras, valoriza e expressa esse protagonismo e é um poderoso instrumento de promoção da igualdade”, afirma.

Outras informações no site: https://farolantirracista.sp.gov.br/.

Serviço - III Expo da Consciência Negra

Data: 18, 19, 20 e 21 de novembro de 2023

Horário: 10h às 22h

Local: Memorial da América Latina

Endereço: Avenida Mário de Andrade, número 664 - Barra Funda, São Paulo/SP

Ingressos gratuitos online

COMENTÁRIOS dos leitores