Confira motivos da gestante consultar o pediatra neonato

Escolher a maternidade e a equipe médica que vai cuidar tanto da mamãe quanto do bebê são decisões fundamentais para a saúde de ambos

por Camily Maciel qui, 14/12/2023 - 20:24
Freepik Freepik

A chegada de um bebê é um momento mágico e, ao mesmo tempo, cheio de desafios. Escolher a maternidade e a equipe médica que vai cuidar tanto da mamãe quanto do bebê, são decisões fundamentais para a saúde de ambos e ter um pediatra neonatologista entre os profissionais, é muito importante, principalmente pelos quatro motivos. Confira a seguir:

Expertise em recém-nascidos: uma pediatra neonatologista é especializada no cuidado de recém-nascidos e bebês. Sua formação abrange as particularidades dessa fase inicial, oferecendo um conhecimento aprofundado sobre as necessidades únicas dos bebês.

Prevenção de complicações: além de tratar problemas de saúde, a pediatra neonatologista também foca na prevenção. Essa abordagem proativa visa evitar complicações antes mesmo que ocorram, proporcionando uma base sólida para a saúde do bebê.

Cuidado especializado desde o início: desde o primeiro dia de vida, a pediatra neonatologista pode proporcionar um cuidado especializado, acompanhando de perto o desenvolvimento e crescimento do bebê, assegurando que esteja atingindo os marcos adequados.

Acompanhamento contínuo: um pediatra neonatologista oferece um acompanhamento contínuo, estabelecendo uma relação de confiança com os pais e garantindo que todas as questões e dúvidas sejam abordadas ao longo do crescimento do bebê.

Com o objetivo de informar e fornecer ao pediatra subsídios que lhe permita realizar a consulta pediátrica pré-natal, o Departamento Científico de Pediatria Ambulatorial da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) divulgou um manual de orientação sobre o tema. Apesar da consulta pediátrica pré-natal estar embasada em evidências na literatura, esta consulta ainda não é uma realidade na rotina da maioria dos especialistas.

COMENTÁRIOS dos leitores