Projeto que revitaliza a Indústria atendeu 7 estados do NE

Implementada em 2022, a iniciativa da Sudene, em parceria com a Universidade de Pernambuco (UPE), já proporcionou a capacitação de 126 técnicos e gestores de indústrias da Região

por Thabata Alves qua, 27/12/2023 - 18:11

O “Programa de Revitalização da Indústria Nordestina – NE 4.0” propõe a ampliação e adoção de novas tecnologias por parte das indústrias da região, envolvendo diversos segmentos e capacitando mão de obra de alta qualificação, por meio de residência tecnológica. O programa prevê ações estratégicas de médio prazo voltadas para o desenvolvimento de metodologia de monitoramento do nível de maturidade da Indústria 4.0, suporte ao desenvolvimento de políticas públicas e implantação de residência em Cloud Computing (computação em nuvem), além da criação de Núcleos Estaduais de Indústria 4.0.

“Em 2023, a Sudene instalou esses núcleos estaduais, a partir dos parceiros do Programa NE 4.0 (Universidades, indústria e alunos), dando sequência ao programa, que inclusive foi incorporado à carteira de projetos do Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste”, destacou José Farias, coordenador de Desenvolvimento Territorial, Infraestrutura e Meio Ambiente da Sudene. 

Até o momento, 126 pessoas que representaram 46 indústrias foram capacitadas em sete estados da Região (Alagoas, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Sergipe e Bahia – através da RIDE Petrolina-Juazeiro, fazendo a ponte com o Polo Sertão Digital. “Nesse período, foram elaborados mais de 100 projetos de intervenção, levando o paradigma da indústria 4.0 para dentro das empresas”, destacou Farias.

O NE 4.0 é um desdobramento do PE 4.0, voltado para a revitalização das indústrias pernambucanas através da capacitação de técnicos e gestores e viabilizado por meio de uma parceria com o Governo do Estado. Foi firmado um convênio no valor de R$ 340 mil, recursos repassados pela Sudene para a Universidade de Pernambuco (UPE).  A versão regional do Programa conta com recursos da Sudene no valor de R$ 1,26 milhão e, de acordo com o coordenador, “se constituiu num sucesso extraordinário ao possibilitar, entre outros resultados, que indústrias de vários portes estabeleçam um contato estruturado e mais efetivo com as novas tecnologias”.

O conteúdo da Residência Tecnológica inclui temas como produção e fundamentos da Indústria 4.0, sustentabilidade 4.0, gestão ágil, internet das coisas, inteligência artificial, Smart Manufacturing, SmartProducts e SmartSupply Chain. Entre os desdobramentos da Residência Tecnológica está o desenvolvimento de competências associadas à elaboração de projetos em Indústria 4.0 pelos alunos.

Cada funcionário de empresa participante tem por responsabilidade a elaboração de um projeto para a organização e algumas empresas que passam pelo programa incorporam o desenvolvimento de projetos em sua cultura organizacional, ações que “impulsionam a transformação digital da indústria”, segundo avaliação do professor Djalma Guimarães, coordenador do projeto na Universidade de Pernambuco. 

As informações coletadas para elaborar o diagnóstico de maturidades das indústrias em relação ao tema constataram que a carência deste tipo de iniciativa no Nordeste é grande “e provavelmente, de uma forma contínua e articulada, este é o primeiro programa que estimula a adoção de novas tecnologias por parte da indústria”, afirma Farias. Para o superintendente da Sudene, Danilo Cabral, “a Autarquia vem buscando identificar as lacunas e os entraves para o desenvolvimento dos estados de sua área de atuação para, a partir daí, propor soluções inovadoras que dialoguem com as necessidades da Região, impulsionando os setores prioritários e, nesse caso específico, atendendo à indústria regional para ampliar sua competitividade”. 

As experiências dos Programas PE 4.0 e NE 4.0 foram compiladas em um livro denominado “Caminhos para a Transformação Digital da Indústria Nordestina”, que deverá ser lançado no primeiro trimestre de 2024, “tornando-se provavelmente uma referência nesta área do conhecimento”, segundo José Farias. A publicação aborda, entre outros assuntos, a jornada e a evolução do processo da industrialização nordestina; panorama recente da indústria da região; caminhos e roadmap para a transformação digital no Nordeste; e detalhes do Programa de Revitalização da Indústria Nordestina. Farias considera que o livro é um passo importante dado pela Sudene, “que pretende continuar a dar a este segmento o papel de protagonista no desenvolvimento regional, inclusive buscando desconcentrar as iniciativas e investimentos na indústria, na medida em que estas ações envolvem territórios das cidades intermediárias que são foco do Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste”. 

PRDNE e a Indústria 4.0 

A dimensão da inovação é a escolha estratégica do Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE) para reposicionar a produção e circulação de riqueza, emprego, oportunidades e qualidade de vida na área de atuação da Sudene. “Ciência, Tecnologia e Inovação” é um dos eixos do plano, que prevê, entre outras ações, a criação de condições para que as cidades intermediárias se apropriem das novas tecnologias digitais (IoT e indústria 4.0), fortalecendo a eficiência dos serviços públicos.

*Da assessoria 

Tags:

COMENTÁRIOS dos leitores