Página da Choquei publica novo pronunciamento nas redes

Por meio de nota, o perfil afirmou que vai passar por um processo de reavaliação interna

por Rachel Andrade qui, 28/12/2023 - 20:14
Reprodução/Instagram Raphael Oliveira, proprietário da Choquei Reprodução/Instagram

O proprietário da página de fofocas Choquei, Raphael Souza Oliveira, prestou depoimento à Polícia Civil de Minas Gerais, nesta quinta-feira (28), para esclarecer a relação do perfil online com a propagação de notícias falsas que ocasionaram a morte da jovem Jéssica Vitória Canedo, de 22 anos, na última sexta-feira (22). A página publicou uma nota oficial no perfil do Instagram se solidarizando com a família da vítima, sendo a primeira publicação desde a morte da jovem. 

Reprodução/Instagram 

Segundo a nota, Raphael apresentou fatos e documentos para comprovar que a notícia falsa havia sido publicada originalmente por outra página virtual, e replicada pela gigante das fofocas online. Com um acumulado de mais de 30 milhões de seguidores em seus perfis nas redes sociais, a Choquei divulgou a informação de que Jéssica estaria se relacionando com o humorista Whindersson Nunes. A informação era falsa, havendo sido refutada pelo próprio artista e pela família da jovem. Jéssica enfrentava uma depressão profunda, e não resistiu, tirando a própria vida, após os ataques e ameaças sofridos devido às informações falsas publicadas contra ela. 

“Neste momento, a Choquei passa por um profundo processo de reavaliação interna dos métodos adotados visando a implementação de filtros e códigos de conduta para evitar que episódios dessa natureza voltem a acontecer”, disse o perfil por meio da nota. 

LeiaJá também: 

Neymar detona o Choquei: "fizeram mais uma vítima"  

Confira a nota completa abaixo: 

“O perfil Choquei lamenta profundamente o ocorrido com Jéssica Vitória Canedo e se solidariza com sua família. Informamos aos seguidores que, em sinal de respeito pelo trágico acontecimento, as redes da Choquei estavam paralisadas até este momento. 

Nesta quinta-feira, dia 28 de dezembro, o proprietário do perfil Choquei prestou esclarecimentos à Polícia Civil de Minas Gerais e apresentou fatos e documentos que contribuem para elucidar o episódio e dar a real dimensão do papel da Choquei no caso. 

Foram fornecidas provas sobre o fato gerador da notícia falsa - que foi publicada originalmente por um outro perfil e republicada posteriormente pela Choquei - e foram disponibilizadas imagens de diálogos que mostram os procedimentos adotados assim que a falsidade foi descoberta, como a retirada imediata do conteúdo falso republicado. 

Neste momento, a Choquei passa por um profundo processo de reavaliação interna dos métodos adotados visando a implementação de filtros e códigos de conduta para evitar que episódios dessa natureza voltem a acontecer. 

A Choquei está à disposição para contribuir com os órgãos de investigação, assim como colaborar para o aprimoramento do setor de notícias online. 

Reiteramos nossa solidariedade e total apoio à família de Jéssica Vitória Canedo.” 

 

COMENTÁRIOS dos leitores