Alepe apresenta balanço das atividades da Casa em 2011

Na sexta (23), termina a autoconvocação, com reunião plenária

qui, 22/12/2011 - 07:35
João Brita/Alepe Uchoa ressaltou o trabalho realizado pelos parlamentares, que envolveu tempo e paciência João Brita/Alepe

A Assembleia Legislativa de Pernambuco apresentou nesta quarta-feira (21) o balanço das atividades da Casa em 2011, durante reunião plenária de encerramento do período legislativo ordinário. De acordo com os dados apresentados pelo presidente do Legislativo, deputado Guilherme Uchoa, este ano, foram aprovados 3.959 proposições, após a tramitação de 599 projetos de lei ordinária, 39 de lei complementar, 82 de resolução, quatro Emendas à Constituição, 2.686 indicações e 970 requerimentos.

Segundo Uchoa,  o saldo de produção legislativa foi muito positivo, com grande participação dos deputados nas reuniões plenárias, comissões e frentes parlamentares. Ele ressaltou o trabalho intelectual realizado, que envolveu tempo e paciência.

Entre os projetos de destaque apreciados está a matéria do Executivo que instituiu o Programa Ganhe o Mundo, dando aos estudantes do Ensino Médio da rede pública a oportunidade de fazer intercâmbio no exterior. Propostas em sintonia com o crescimento de Pernambuco também foram acatadas, a exemplo da matéria que institui o Programa de Financiamento do Setor Automotivo (PROFISA).

Outras iniciativas dos deputados e da Mesa Diretora foram citadas por Uchoa, a exemplo da criação de cinco comissões especiais, sete frentes parlamentares, e da CPI da Telefonia Móvel. A Assembleia também marcou presença em eventos importantes da cena cultural pernambucana, como a Bienal Internacional do Livro.

A partir desta quinta (22), a Casa inicia o período de autoconvocação para apreciar projetos do Executivo. A Assembleia ainda está aguardando a chegada das matérias. A reunião plenária de instalação acontece às 10 da manhã e, logo após, as Comissões Técnicas se reúnem para emitir pareceres. À tarde, acontecem duas reuniões plenárias para a primeira e segunda votação das propostas. Na sexta (23), termina a autoconvocação, com uma reunião plenária às 10 da manhã para votar a redação final dos projetos. (C.F.)

COMENTÁRIOS dos leitores