Eduardo e Jarbas em solenidade no Pálacio

Essa é a primeira vez que os dois fazem uma aparição pública

sex, 01/06/2012 - 22:20
Reprodução/Twitter/@carlospercol

O evento que aconteceu nesta sexta (1°), no Palácio do Campo das Princesas, além de dar posse aos membros da Comissão da Memória e Verdade, serviu para uma aproximação entre o governador Eduardo Campos (PSB) e o senador e ex-governador do Estado, Jarbas Vasconcelos (PMDB). Essa é a primeira vez que os dois fazem uma aparição pública.

Porém o senador tentou desconversar qualquer tipo de aliança, esclarecendo que ele e Eduardo continuam em palcos políticos opostos. Segundo Jarbas, esses encontros que vem acontecendo entre ambos serviram para quebrar o gelo.

Com o mesmo entendimento sobre o cenário político que está se construindo em Pernambuco, o deputado federal e pré-candidato Raul Henry (PMDB) declarou: “ São duas lideranças de expressão nacional, essa atitude é politicamente boa para o estado e positiva para os dois. Mas eles continuam em campos políticos separados”, reafirmou Henry.   

O deputado federal Inocêncio Oliveira, que também estava presente no evento, deu destaque a esse encontro declarando a maturidade política e que, até agora, Jarbas e Eduardo estão no campo da aproximação. “Os políticos devem olhar onde pisam, olhar para o presente e futuro. Em defesa de Pernambuco vale fazer uma aliança, principalmente quem tem pretensão nacional”, afirmou Oliveira, fazendo uma referência sobre a candidatura de Eduardo à presidência em 2014 e 2018.

Ambos eram aliados políticos, mas o rompimento se deu em 1992, quando Miguel Arraes tentou colocar Eduardo como vice de Jarbas, que não aceitou. Em 2010, os dois se enfrentaram nas eleições e o socialista ganhou o governo do estado.

COMENTÁRIOS dos leitores